INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PARECER DO IGESPAR SOBRE A ALDEIA HISTÓRICA DAS PEDRINHAS



Igespar pronuncia-se sobre a proposta dos mais 40 Arquitectos, para o Lugar-das-Pedrinhas ser considerado Património. O Igespar considera que tratando-se de um conjunto com significado patrimonial predominante, deverá a Câmara Municipal de Esposende colocar a classificação de Património Edificado de Interesse Municipal.

 Está aqui a oportunidade de atribuir o verdadeiro valor ao que é genuinamente Português. Nos dias de hoje devido à globalização cada vez existe menos o que é genuinamente Português. São elementos como este que nos mostram a nossa identidade.

Estas Construções únicas no mundo que vêem em livros da Arquitectura Popular Portuguesa, como referência de exemplo das bases da Arquitectura Portuguesa, está na hora do seu reconhecimento.
A maior parte das vezes só reconhecemos o que é nosso, após ter sido reconhecido pelos de fora.

Lugar-das-Pedrinhas -  wikipédia 

Enviar um comentário