INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/09/01

Polis do Litoral Norte admite que demolições na costa de Esposende “podem não ser exequíveis” até 2013 por razões juridicas

17 de Agosto
[As demolições têm sido contestadas pelas populações que dizem estar em causa o "apagar da memória colectiva" ligada à pesca artesanal local.]

As casas estão legais e têm um ...
"Inequivoco interesse como memória de um povo e das suas actividades ancestrais, acrescido de um património móvel e imaterial ..."
Tecnicas Mafalda Carneiro e Maria Athayde e Melo - Ministério da Cultura - Direcção Regional de Cultura do Norte.

E nós acrescentamos:
A erosão na costa no Lugar das Pedrinhas e em Cedovém é provocada pelo esporão, que já está provado em tribunal e se for retirado a praia enche novamente de areia e volta ao longo de alguns anos ao seu estado normal.

No entanto a população realizou um Plano A alternativo, que troca o plano das demolições da POLIS por um plano construtor e desenvolvimento local. O Plano já foi entregue à Polis Litoral Norte e à anterior Ministra Dulce Pássaro que nunca deu resposta.



Sem comentários: