INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Projeto Windfloat

Hoje, já se vê da costa marítima a primeira torre eólica do projeto Windfloat. Não estávamos conscientes que o projeto estivesse tão próximo da costa, sabíamos que era ao lado da primeira central maremotriz do Mundo (projeto da empresa escocesa Ocean Power Delivery do engenheiro David Lindley, que foi construída com apoio da Efacec que forneceu os respetivos transformadores e geradores de eletricidade e que a empresa escocesa tinha arrancado com o seu sistema em Portugal, só porque a EDP e o Estado compravam a eletricidade marítima a 23,5 cêntimos por kWh.
Hoje, esse projeto da central está parado e a EDP iniciou este novo projeto windfloat, no qual estamos cientes que a torre erguida e as futuras torres são dissonantes, elementos profundamente negativos na paisagem da costa litoral Atlântica.


Neste caso, então propomos à EDP o seguinte desafio:
Se o projeto é na água, então não se poderá inverter as torres e realizar um Hidrofloat.

 
Enviar um comentário