INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Haverá alguma relação do Projeto Windfloat com a morte das baleias?

A verdade é que ontem deu à costa mais uma baleia este ano e neste caso uma espécie com um porte de 18,5m de comprimento. A baleia esteve durante algum tempo em sofrimento na praia, depois de ter batido contra as rochas. Um outro exemplar conseguiu orientar-se e por-se a salvo.
Coincidências ou não, nunca antes tinha ocorrido tantas situações destas em tão pouco tempo. 
Precisamente este ano começou a funcionar o Projeto Windfloat. Haverá alguma relação do Projeto Windfloat com a morte das baleias? Todos nós sabemos que o barulho das pás eólicas é grande e também sabemos que o som emitido debaixo de água aumenta a percussão.
 
 
Haverá algum estudo de impacto ambiental?
Haverá algum estudo de relação directa ou indirecta do reino animal e biológico existente, quer seja de carácter permanente ou temporário com o próprio projeto Windfloat?
Haverá alguma incompatibilidade na relação directa desta tecnologia com o grande habitat do oceano, correntes marítimas e rotas migratórias de várias espécies?

Agora, para estas espécies existirá duas "ratoeiras"? Uma, que é a mudança das correntes com a existência dos esporões e agora uma outra, que é o windfloat?
 


Haver vamos, se o número de baleias, golfinhos (mamíferos marítimos) continuar a dar aqui à costa, a situação de relação entre um e o outro tem de existir com certeza.
 


Enviar um comentário