INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Haverá alguma relação do Projeto Windfloat com a morte das baleias?

A verdade é que ontem deu à costa mais uma baleia este ano e neste caso uma espécie com um porte de 18,5m de comprimento. A baleia esteve durante algum tempo em sofrimento na praia, depois de ter batido contra as rochas. Um outro exemplar conseguiu orientar-se e por-se a salvo.
Coincidências ou não, nunca antes tinha ocorrido tantas situações destas em tão pouco tempo. 
Precisamente este ano começou a funcionar o Projeto Windfloat. Haverá alguma relação do Projeto Windfloat com a morte das baleias? Todos nós sabemos que o barulho das pás eólicas é grande e também sabemos que o som emitido debaixo de água aumenta a percussão.
 
 
Haverá algum estudo de impacto ambiental?
Haverá algum estudo de relação directa ou indirecta do reino animal e biológico existente, quer seja de carácter permanente ou temporário com o próprio projeto Windfloat?
Haverá alguma incompatibilidade na relação directa desta tecnologia com o grande habitat do oceano, correntes marítimas e rotas migratórias de várias espécies?

Agora, para estas espécies existirá duas "ratoeiras"? Uma, que é a mudança das correntes com a existência dos esporões e agora uma outra, que é o windfloat?
 


Haver vamos, se o número de baleias, golfinhos (mamíferos marítimos) continuar a dar aqui à costa, a situação de relação entre um e o outro tem de existir com certeza.
 



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Associação BirdLife dá Portugal como exemplo de "mau planeamento" na zona costeira



 
 
 
"Para a associação, especialmente em tempo de crise financeira, as prioridades têm de ser definidas, apontando "os benefícios diretos para a natureza e para o bem estar das pessoas" tal como "a redução de potenciais custos públicos futuros através de uma melhor regulação dos benefícios privados de curto prazo".
 
"A agência Lusa contactou o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (MAMAOT), mas ainda não foi possível obter um comentário a este relatório em tempo útil."

sábado, 20 de outubro de 2012

"More Poor"tugal

O país cada vez está mais pobre. Grandes Homens das várias artes e do saber emigram, outros deixam-nos simplesmente. Foi o que António Pina Moura nos fez ontem.
Manuel António Pina foi vencedor o ano passado, é o 10º português a ser galardoado com o Prémio Camões naquela que foi a 23ª edição do Prémio. Antes dele, António Lobo Antunes foi o último português a receber o prémio, em 2007. À dois anos, o Camões, no valor de 100 mil euros, foi para o poeta brasileiro Ferreira Gullar. O primeiro vencedor do Prémio foi Miguel Torga, em 1989.
Entre as Obras mais importantes refiro duas: "Nenhuma palavra e nenhuma lembrança" e "O País das Pessoas de Pernas para o Ar".

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Polis Litoral Norte avança com obras de 68,7 milhões e Câmara de Esposende suspende a saída da Polis

Dinheiro digital
Correio do Minho


"A sociedade Polis do Litoral do Norte vai avançar com obras de 68,7 milhões de euros nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, face à reavaliação que o ministério do Ambiente fez do programa"

"No entanto, em eixos prioritários, como na defesa da erosão costeira e na requalificação dos núcleos ribeirinhos, serão realizados todos os investimentos previstos inicialmente", explicou José Maria Costa.

Segundo José Maria Costa, as obras inicialmente previstas e agora suspensas ficam dependentes de "novas fontes de financiamento", nomeadamente através do próximo Quadro Comunitário de Apoio."