INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Viana de Lima - Celebridades ligadas às Pedrinhas

Alfredo Evangelista Viana de Lima, foi um arquiteto, que esteve ligado ao Lugar das Pedrinhas, talvez por ter nascido em Esposende em 1913 e se ter formado com 19 valores, em 1941, na ESBAP (Escola Superior de Belas Artes do Porto). Rapidamente se tornou um dos grandes nomes da Arquitetura moderna Portuguesa. Pertenceu ao CIAM - Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna, tendo participado em todos os encontros, foi membro do grupo ODAM, Organização dos Arquitectos Modernos - Porto 1947/52, conjuntamente com outras figuras proeminentes da Arquitetura Portuguesa, tais como: Agostinho Ricca, Arménio Losa, Cassiano Barbosa, Carlos Loureiro, Fernando Távora, João Anderson, Mário Bonito e outros.
Em 1961, tornou-se professor na escola Superior de Belas Arte do Porto - Permanece até 1977. Na altura em que foi consultor da UNESCO, foi também nomeado presidente da Comissão Nacional do Ano do Património Arquitetonico Europeu em 1975, reconhecendo mais seriamente que o Lugar das Pedrinhas tem algo de especial, diferente de todos os outros e que para isso havia a necessidade de preservar, conservar e manter.
Viana de Lima em 1977 foi o arquitecto consultor do CRUARB - Comissariado para a renovação Urbana da àrea da Ribeira/Barredo, na cidade do Porto e em 1977-1988 torna-se presidente da Comissão Organizadora do Instituto de Salva guarda do Património Cultural e Natural, tendo vindo à conversa o Lugar das Pedrinhas e Cedovém no intuito de salva guardar, mas em nada ficou concretizado.
Viana de Lima projecta mais tarde para si em Esposende uma casa num moinho já com a sensibilidade e a maturidade de não estragar ou apagar a tradição vernecular. Contudo ao trágico acidente dos seus dois filhos, em 1960, leva o Arquitecto a doar por testamento à Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), no intuito de se realizar um prémio para os melhores alunos da FAUP e FBAUP. O imóvel foi vendido e actualmente é pertença da Câmara Municipal de Esposende que o tem mantido fechado, e não o valorizado.
Enviar um comentário