INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Polis Litoral Norte lança novas empreitadas com apoios comunitários e a CAPACIDADE DE EROSÃO DO ESPORÃO

 


"Foi aprovado pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, o financiamento de um conjunto de acções de reabilitação e valorização da costa litoral Norte, que visam a preservação dos ecossistemas naturais e a protecção de pessoas e bens. São elas:
  • ...
  • Reestruturação e consolidação das estruturas marítimas de defesa costeira em Ofir (2 esporões);
  • ...
  • Reabilitação de passadiços pedonais de acesso às praias dos concelhos de ... e Esposende;
  •  Recuperação, protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas na Restinga de Ofir;
  • ..."
"Recorde-se que no âmbito do programa Polis Litoral Norte foram concretizadas, até ao momento, 3 empreitadas, nomeadamente a Requalificação dos arruamentos Interiores do Pinhal de Ofir, Execução dos Percursos da Natureza do Parque Natural do Litoral Norte e Requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende. Presentemente está a decorrer o concurso público da empreitada de Requalificação da Zona Ribeirinha de Fão."
 
 
Parece incrível, na situação difícil em que o país se encontra, continua-se a insistir em tudo que estava errado. Está provado hoje no séc. XXI que os esporões são os maiores inimigos da costa portuguesa. 
 
Consolidar esporões em nome da valorização da costa??
 
Quanto à proteção de pessoas e bens, qual é a intervenção????
 
Houve uma reavaliação da situação atual??. Não.
 
Ouvirão a população???
 
E é assim que se gasta dinheiro dos apoios comunitários. 

Enviar um comentário