INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2013/04/30

João Cepa quer Parque Natural do Litoral com o nome de Esposende

«A autarquia de Esposende quer alterar a dominação do Parque Natural do Litoral Norte para Parque Natural do Litoral de Esposende.

Na base desta revisão de estatuto, enviada e exposta por carta de João Cepa, presidente da Câmara de Esposende, esta segunda-feira à Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, está o facto do alargamento da área da antiga Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE) ao concelhos de Viana do Castelo e Póvoa de Varzim "nunca se ter verificado".
"O estatuto de PNLN teve como base de criação o alargamento da APPLE aos concelhos contíguos, processo que até à data não se verificou, confinando-se esta área protegida, assim, unicamente ao território de um município: Esposende", refere João Cepa.
O edil acrescenta ainda que a revisão deste estatuto iria poupar recursos e simplificar procedimentos administrativos. "A maior proximidade dos órgãos de gestão permitirá maior rapidez de decisão e de resposta. De facto, constata-se hoje que a entidade que gere o Parque Natural possui, incompreensivelmente, os seus órgãos de decisão e o seu apoio técnico sedeados em concelhos/distritos distantes", lamenta João Cepa na carta enviada a Assunção Cristas.
O autarca de Esposende acrescenta ainda no documento que os técnicos do PNLN não têm recursos e recorrem sempre à Câmara de Esposende para resolver os problemas. "Invariavelmente esta autarquia é surpreendida com informações de impossibilidade de realização de ações por parte dos técnicos afectos ao Parque Natural, assistindo-se a apelos de colaboração por parte dos mesmos, que, não dispondo de recursos, se têm que socorrer invariavelmente do município", frisa João Cepa, que quer o estatuto do PNLN revisto para um Parque Natural local.»
JN

2013/04/16

Heritage at risk - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013 - Património+Educação=Identidade - 18 de Abril

"Cerca de 490 atividades vão marcar, por todo o Território Continental e Regiões Autónomas, a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013.
Distribuídas por 170 concelhos, 298 entidades públicas e privadas associam-se à Direcção Geral do Património Cultural ao ICOMOS Portugal nas comemorações deste ano, subordinadas ao tema Património+Educação=Identidade"

A necessidade de divulgar e proteger o património que é de todos como o Lugar das Pedrinhas e Cedovém é urgente

ALSO THESE PLACES ARE IN DANGER
PLEASE
HELP US
FOR NOT TO FORGET OUR IDENTITY
 


"Para assinalar o Dia internacional dos Monumentos e Sítios, o ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema de celebração, para 2013, o Património da Educação, tendo em atenção o vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país.
Tendo por base esta proposta, a Direção-Geral do Património Cultural, à semelhança das edições anteriores, apresenta uma programação geral que inclui um conjunto de atividades atrativas para o público, subordinadas ao tema PATRIMÓNIO + EDUCAÇÃO = IDENTIDADE, dentro do espírito de que o futuro depende muito do reforço das identidades e de que a educação, e os diferentes patrimónios que plasmam o conhecimento, são contributos insubstituíveis para esse fim."

2013/04/09

Governo abre direção e coordenação dos programas Polis a entidades privadas

 
"Redação, 05 abr (Lusa) - O Governo vai abrir a empresas privadas especializadas em gestão de projetos as funções de direção e coordenação geral dos programas de requalificação Polis Cidades e Polis Litoral, segundo um Decreto-Lei publicado em Diário da República.
A iniciativa do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território enquadra-se no processo de extinção da empresa Parque Expo, que detém aquelas funções.
De acordo com o texto do Decreto-Lei 48/2013, a conclusão das funções da Parque Expo constitui "uma oportunidade para concretizar um novo e desejável modelo" de gestão do Programa Polis Cidades e das Operações Polis Litoral."

EXPRESSO