INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Os Esporões e Barragens são grandes causadores da erosão da orla costeira Portuguesa

Os grandes causadores pela falta de depósito de inertes nas praias e pela erosão da orla costeira de Esposende,  para além mau planeamento da costa, são as grande obras de engenharia (esporões e as barragens).

O Rio Cávado tem um percurso de 135 km/s e nesse percurso existem 8 barragens.

  1. Barragem da Paradela
  2. Barragem de Salamonde
  3. Barragem da Caniçada
  4. Barragem do Álto Cávado
  5. Barragem do Álto Rabagão
  6. Barragem da Venda Nova
  7. Barragem Vilarinho das Furnas
  8. Barragem de Penide

A média da distância entre barragens, sem contar com as curvas do leito do rio que reduz a velocidade da água é de 16,875 Km/s.
Enviar um comentário