INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/09/17

Proposta de revisão do PDM "finalmente" em discussão


«...
Proposta de revisão do PDM “finalmente” em discussão

A proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do concelho Esposende está “finalmente” concluída e “em tempo recorde”. A novidade foi avançada, ontem, pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, adiantando que o documento é apresentado hoje aos autarcas para ser submetido, na próxima quinta-feira, à reunião do executivo.

Benjamim Pereira, que falava à margem da inauguração do polidesportivo de Rio de Moinhos, na freguesia das Marinhas, mostrou-se “extremamente satisfeito” pelo facto da proposta ser colocada em discussão pública durante um mês, esperando que até ao final do ano a revisão do PDM “seja uma realidade”.


Este processo, continuou o presidente, “estava bloqueado há anos e a falta de revisão do PDM tem provocado situações dramáticas a muitas pessoas de várias freguesias do concelho e que nunca se conseguiram resolver por falta desta revisão”.
O autarca congratulou-se, portanto, por o executivo ter conseguido “em tempo recorde” a alteração ao documento.

Para hoje está marcada uma reunião com todos os autarcas do concelho para ser apresentado o documento. “Os autarcas são os representantes máximos da população que os elegeram, por isso, vão ser os primeiros a terem conhecimento das alterações efectuadas ao PDM”, justificou Benjamim Pereira. Entretanto, na próxima quinta-feira, o mesmo documento é submetido a votação do executivo camarário na habitual reunião. O presidente da autarquia espera, por isso, que após a discussão pública se consiga “definitivamente” avançar com as alterações “necessárias e fundamentais”.

Obras de recuperação da restinga adjudicadas

As obras de recuperação da restinga de Esposende já foram adjudicadas por 2,9 milhões de euros. A notícia foi também anunciada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a inauguração do polidesportivo de Rio de Moinhos, na freguesia das Marinhas.

Esta é uma obra há muitos anos reivindicada, pretendendo-se restaurar as dragagens de barco e consolidar o esporão do lado nascente”, informou ainda o presidente da autarquia, adiantando que a obra contará com um investimento de 2,9 milhões de euros. Esta obra vai melhorar a vida a toda a gente, sobretudo, aos pescadores que vão passar a ter condições de trabalho. Até agora, os pescadores trabalham correndo risco de vida e, por isso, esta empreitada vai fazer toda a diferença”, constatou Benjamim Pereira.

A obra será, portanto, “uma realidade no concelho” muito em breve. Esta empreitada de manutenção e reforço do cordão dunar da restinga, visa a reposição das condições naturais do ecossistema costeiro e que assegurem a sua estabilidade biofísica por via da renaturalização de áreas degradadas.
A empreitada é justificada pelas fragilidades erosivas detectadas no cordão que protege a foz do rio Cávado, em Esposende.»

Blogue das Pedrinhas & Cedovém com Correio do Minho

Sem comentários: