INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Câmara de Esposende contrata nadadores-salvadores

"A Câmara de Esposende anunciou hoje que, "ultrapassando as suas competências", decidiu investir 23.300 euros na colocação de nadadores-salvadores em algumas praias do concelho, para garantir a segurança dos banhistas."


«Em comunicado, a autarquia especifica que aqueles nadadores-salvadores foram colocados nas praias de Cedovém/Pedrinhas, em Apúlia, de Suave-Mar Foz, em Esposende, e de Cepães, em Marinhas.
A Câmara Municipal de Esposende, considerando, também, ter ido "além das suas responsabilidades", procedeu à reparação de alguns passadiços na área do Parque Natural do Litoral Norte que sofreram estragos devido as intempéries do último inverno, nomeadamente nas praias de Suave-Mar, Cepães, Antas/Foz do Neiva e Apúlia/Moinhos.
No total, a Câmara investiu mais de 64 mil euros nas praias do concelho, para garantir melhores condições aos veraneantes durante a presente época balnear.
O investimento abrange também o aluguer de equipamentos de primeiros socorros e sanitários para as praias da Ramalha, Ofir, Suave Mar Norte e Cepães.
Por outro lado, a Câmara procedeu à colocação de sinalética informativa e direcional relativa às praias.»


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Recuperados armazéns dos pescadores da ribeira de Viana do Castelo


Os armazéns de aprestos dos pescadores da ribeira de Viana do Castelo foram requalificados, um investimento de cerca de 150 mil euros para promover a competitividade daquele setor, disse no dia 10 à Lusa fonte do executivo.  
Esta intervenção decorre em articulação com as obras de qualificação do espaço envolvente a estes armazéns, da responsabilidade da sociedade Polis Litoral Norte, no âmbito da iniciativa 'Aldeias de Mar', de valorização do património e de criação de uma Rede de Aldeias / Núcleos do Mar no Litoral Norte.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lugar das Pedrinhas e Cedovém com mais de 785 anos de História

Os Vikings vinham de terras longínquas e eram um povo muito forte. A necessidade de realizar um pacto de paz era muito importante e para isso nada como um casamento. Em Junho de 1229 Berengária, Filha de D. Sancho I de Portugal casa com Valdemar II, da Dinamarca
Durante muitos anos fomos visitados por esse povo e um dos lugares mágicos que mantinha um relacionamento de paz era sem dúvida o lugar das Pedrinhas e Cedovém.






terça-feira, 8 de julho de 2014

Polis investe 755 mil euros nas praias de Esposende

 
A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte
 
"A Polis Litoral Norte abriu concurso público, por 755 mil euros, para a empreitada de recuperação, proteção de sistemas dunares degradados e renaturalização de áreas naturais degradadas da área costeira de Esposende, informou hoje aquela sociedade.
Em comunicado, a Polis Litoral Norte acrescenta que as intervenções terão lugar nas praias de Belinho, Cepães, Redonda, Suave Mar e Pedrinhas/Moinhos.
A empreitada tem conclusão prevista para maio de 2015, sendo o financiamento assegurado em 70% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território e em 30% pelo Estado português.
Serão levadas a cabo intervenções tão diversas como a gestão de espécies infestantes exóticas arbóreas e herbáceas, a recuperação de vegetação e a reabilitação e construção de passadiços sobrelevados em madeira e de outras infraestruturas para impedir o pisoteio indiscriminado de área dunar.
O reperfilamento de praias de godo, a reabilitação e colocação de paliçadas de proteção e estabilização dunar, bem como a regularização e eliminação de caminhos existentes, para regrar o trânsito motorizado que se processa de forma abusiva junto à costa, são outras das intervenções previstas.
A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na região norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros.
A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte."

Blogue das Pedrinhas & Cedovém com o Jornal i