INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lugar das Pedrinhas e Cedovém, lugar de medos e médões

Pedrinhas e Cedovém tem uma área constituída por formações cretácicas e jurássicas, que termina com um terraço marinho arenoso formado no holoceno, constituído por areais plioplistocénicos , que formam dunas heólicas que se movimentam conforme a ação dos ventos e marcam a sua presença através dos fenómenos dunares (medos, ou médões) da costa litoral.

Significado
Medo = monte de areia formado pelo vento no litoral
Médão = monte de areia ao longo da costa


Séc. XIX

Enviar um comentário