INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2015/03/14

Viking (do nórdico antigo víkingr), viquingue ou víquinquins Boats

Viking Boats - US History Images

Normandos e/ou Nórdicos foram os grandes colonizadores da nossa costa litoral, com eles houve um grande desenvolvimento económico voltada para os mares, estabeleceu-se comércio marítimo, aprendeu-se artesanato e a arte de pescar no mar frio. Muitos vieram de Lindholm Hoje, Aalborg na Dinamarca e estabeleceram-se aqui em Apúlia. Em memória da sua terra natal fizeram no Lugar das Pedrinhas e em Cedovém um cemitério viking, para honrarem os seus heróis e familiares.


Hoje, ainda permanecem em Laeso métodos de fabrico tradicional de sal. A preparação de sal por métodos medievais, alguns levados das antigas salinas que existiam aqui no Lugar das Pedrinhas, Apúlia, Fão - Esposende - Portugal.


Será que existem semelhanças da costa litoral de Esposende, foz do rio Cávado com a costa litoral de Laeso
A verdade é que os vikings fixaram-se aqui e sentiram-se em casa.

Sem comentários: