INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

sábado, 17 de outubro de 2015

Desafios do Mar Português

ÍLHAVO – A IV edição do seminário Desafios do Mar Português tem como tema “Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar”. O programa divide-se em duas partes: a primeira relativa a questões de âmbito patrimonial e memorial; a segunda foca-se em aspetos da atualidade estratégica e económica das áreas portuárias. Tendo em conta, esta estrutura, o Museu Marítimo de Ílhavo convidou para as sessões de abertura e encerramento duas personalidades de renome nos campos da museologia marítima e da economia do mar.
Frits Loojmeir é historiador, atualmente Diretor do Museu Marítimo de Roterdão, e foi, até 2013, Presidente do International Committee of Maritime Museums. A sua comunicação terá como tema: About the Relevance of a Maritime Museum: the Rotterdam case.
António Costa Silva, Professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa com agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos, é o atual Presidente da Comissão Executiva do Grupo PARTEX OIL AND GAS, petrolífera da Fundação Calouste Gulbenkian. A PARTEX está envolvida, nos vários continentes, em projetos de exploração e produção de petróleo e gás. A sua comunicação terá como tema: A Geopolítica dos Portos e a Economia do Mar.



O conceito de Seminário Desafios do Mar Português, criado pelo CIEMar-Ílhavo em 2012, tem já lugar bem marcado na agenda nacional de debates sobre a relação de Portugal com o Mar. Numa altura em que se discute a redefinição do “mar português”, numa perspetiva essencialmente económica e geopolítica, continuamos a promover momentos de reflexão e discussão em torno de temas de cultura marítima. Trata-se de temas que pela sua atualidade e centralidade no debate público e pela sua importância histórico-cultural, mostram-se socialmente relevantes para a promoção de uma educação informal e contribuem para a construção cívica de uma cultura marítima.
A IV edição do seminário Desafios do Mar Português será dedicada ao tema “Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar”. O Seminário contará com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., cujo arquivo histórico em depósito no CIEMar-Ílhavo.
Os portos são elementos de ligação ao mar. Lugares de partida e de chegada, de gentes do mar e de transmissão de culturas. A proximidade de um porto sempre foi motivo de progresso, sendo a sua evolução histórico-social elucidativa do meio envolvente. Mais locais ou mais nacionais, os portos de hoje são elos estratégicos de ligação de vários sectores e agentes privilegiados do desenvolvimento


Programa

09h30 Sessão de abertura
Fernando Fidalgo Caçoilo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo)
09h50 Lançamento do n.º 3 da “ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo” [ver mais]
10h00 Conferência de Abertura [ver mais]
About the Relevance of a Maritime Museum: the Rotterdam case
Frits Loojmeir (Director of Roterdam Maritime Museum)

10h30 PAINEL I - Conhecimento e Cultura
Os portos e espaços portuários da Época Romana à Idade Média
Vasco Mantas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Os portos do litoral norte português: O caso de Leixões
Joel Cleto (Porto Canal/ISAG Porto)

pausa para café
O porto de St. John´s – Terra Nova: uma evocação históricaJean Pierre Andrieux
Espaços portuários na evolução da paisagem urbana: O Porto como caso de estudo
Helena Teixeira (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Documentário Fundeadouro Romano em Olisipo (55 min.) [ver mais]



Raul Losada (Time Land Films)

debate
pausa para almoço
14h30 PAINEL II - Realidades e Oportunidades
Os portos na economia do mar
Miguel Marques (PricewaterhouseCoopers)

Os Portos na ação do Fórum Oceano
Rui Azevedo (Associação Fórum Oceano)

A APDL e o Sector dos Cruzeiros
Emílio Brogueira Dias (APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.)

debate
pausa para café
16h00 PAINEL III - Organização e Estratégia
A Gestão Portuária e a formação especializada do ISCIA
Eduardo Martins (ISCIA)

O Porto de Aveiro no contexto regional e nacional
Pedro Braga da Cruz (APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A.)

debate
16h45 Conferência de Encerramento [ver mais]
A Geopolítica dos Portos e a Economia do Mar
António Costa Silva (Partex Oil and Gas)

encerramento
INSCRIÇÕES | ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt com os seguintes dados: nome, profissão, instituição e contactos.
Inscrições abertas até 19 de outubro de 2015


Com o apoio do Blogue Pedrinhas & Cedovem
Enviar um comentário