INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Carlos Basto retrata Barcelos com aguarelas da memória


Um dos apaixonados pelo Lugar das Pedrinhas é Carlos Basto, que apresentou esta semana a sua ultima obra.
Os colaboradores do Blogue Pedrinhas & Cedovem desejam as maiores felicidades a Carlos Basto, e a continuação da sua excelente carreira, que tanto nos tem deliciado.


«"Um livro saudosista, de recordações do passado" foi como Carlos Bastos apresentou a sua mais recente obra, ‘Barcelos Sketchbook’, lançada segunda dia dois, à tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do programa da Festa das Cruzes.
Elisa Braga, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, destacou, na sessão de apresentação da obra do artista plástico bracarense, que “toda a iconografia da Festa das Cruzes está neste livro”, composto por dezenas de aguarelas que, na opinião de Adalberto Neiva de Oliveira, amigo de Carlos Basto, constitui um verdadeiro “guia” do concelho e da sua ligação ao Caminho Português de Santiago de Compostela.

A vereadora da Cultura revelou que o Município vai ficar na posse dos cem originais das aguarelas que Carlos Basto apresenta como “memórias” em ‘Barcelos Sketchbook’. 
Autor, entre outras obras, de "Artesanato e Feiras de Barcelos", "Apúlia da Terra e do Mar", "Foi Aqui… em Guimarães’’ ou "Barcelos nos Caminhos de Santiago", Carlos Basto prossegue, com ‘Barcelos Sketchbook’, a fase mais madura da sua já longa carreira em que apostou nas aguarelas em livro.

Pelo Alto Minho - Sketchbook’ é o título de uma anterior publicação do ilustrador barcelense, que convida a percorrer aquela região através das suas aguarelas Carlos Basto é também autor de capas de livros, revistas e logótipos.

Autarcas e outros visitantes galegos, entre os quais o alcaide de Pontevedra, assistiram ao lançamento de ‘Barcelos Sketchbook’, pretexto para o presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, justificar a aposta na valorização da Caminho de Santiago que atravessa o concelho, considerando que não faz sentido municípios nortenhos andarem de costas voltadas, promovendo cada um deles variantes de um itinerário cultural no qual Barcelos assume uma localização central.»
Enviar um comentário