INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2016/09/14

Fim da época balnear e APA e POLIS LITORAL NORTE nada fizeram...

Chegamos ao fim da época balnear e a Agencia Portuguesa do Ambiente e a Polis Litoral Norte nada fizeram para proteger Lugar de Cedovém e Pedrinhas


Existem casas e construções que puseram em risco os veraneantes e continuam a pôr em risco os seus utilizadores, moradores, inclinos, proprietários e transeuntes. 

CENÁRIO EM 
PEDRINHAS E CEDOVÉM

 Muro em derrocada e habitação a desmoronar-se e a demolir-se

 Moradia que mete medo em estar e pernoitar, pois existe o pressentimento de derrocada eminente (ouve-se e vê-se o mar a bater na duna em maré-cheia)

Muro em derrocada, em via de cair para cima de veraneantes


A Polis Litoral Norte como a APA, deixam ao abandono e à erosão a zona entre Apúlia e Ofir, permitindo a perda de praia e de terreno continental Português. A insistência destas Instituições do Estado em proteger determinados lugares e a determinarem a liquidação de outros por inoperância é uma prática que vem desde 1986, com a construção dos esporões em Esposende.


CENÁRIO DIFERENTE EM 
OFIR

PROTEÇÃO FEITA PELA POLIS LITORAL NORTE

TRATAMENTO DIFERENTE NO MESMO CONCELHO DE ESPOSENDE


Moradias de Ofir protegidas por mangas Geotube colocadas pela Polis


Manga Geotube que retem a areia, nivela e protege a habitação



Presentemente a Polis Litoral Norte escamoteia-se do problema apresentando como  a Candidatura 01/09/2016 “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Esposende” ao Programa Operacional Regional do Norte.

Financiamento:
Programa Operacional Regional do Norte
PATRIMÓNIO NATURAL
 Qualidade ambiental
Objetivo Temático: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Valor global:
351 165,00 €

 Projetos que em nada têm em defender a costa Portuguesa.

Sem comentários: