INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/07/08

Feira Medieval e Viking arranca em Famalicão

Termina  hoje, em Famalicão, mais uma edição da Feira Medieval e Viking.
A iniciativa conta com a participação de 500 figurantes, que até domingo vão recriar o ambiente medieval e viking, com músicos, atores, malabaristas, acrobatas, cavaleiros, bailarinas, mercadores, entre outras personagens alusivas à época.

Além da programação, que apresenta como ponto alto o momento do “assalto ao castelo” (dias 06, 07 e 08), os quatro dias de feira os visitantes usufruem de uma forma permanente do mercado típico, jogos medievais e vikings, figurantes e música da época, exposição de animais de grande e pequeno porte, exposição de artefactos de tortura e morte, recriação da aldeia do povo europeu e viking, recriação da aldeia dos leprosos, animações por todo espaço.

A feira, que a partir deste ano passa a realizar-se anualmente, decorre nos jardins da Praça D. Maria II, e assume-se como uma oportunidade única para contatar de perto com a cultura dos povos oriundos do norte da Europa e de conhecer a sua relação com o concelho.
A presença Viking no território de Vila Nova de Famalicão faz parte da identidade territorial, estando devidamente registada nos “Annales Portucalenses Veteres”, que relatam uma incursão de normandos (“homens do Norte”), a 06 de setembro de 1016, no território que hoje é o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários: