INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais provas do grande areal que existia nos anos 70



Agradecemos as imagens que nos foram enviadas pelo Sr. Fernando Barreto, que nos mostram a praia fantástica que havia nos anos 70 e que já não existe devido ao esporão construído em 1987.
Hoje, resultado do esporão o lugar das Pedrinhas não tem praia em maré-cheia e existe um risco constante de derrocada iminente em algumas construções, com uma antiguidade maior à nacionalidade portuguesa, como nos confirma o grande Etnólogo Português António Jorge Dias (que estudou filosofia germânica na Universidade de Coimbra e, em 1938, foi nomeado leitor português nas Universidades alemãs de Rostock, Munique e Berlim, e nas espanholas  de Compostela e Madrid)  em vários livros, como por exemplo " As construções circulares no litoral português" editado em 1946.
Enviar um comentário