INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Público - Seis em cada sete acções prioritárias no litoral estão ...

PÚBLICO 24-07-2010 Uma parte significativa das acções está abrangida pelo programa POLIS LITORAL, financiado em parte com verbas resultantes do Plano Nacional de Barragens com ...

Lugar de Pedrinhas condenado pelo mar

JN 25-07-2010 RADIOGRAFIA DA COSTA PORTUGUESA "Hoje, as ondas batem com vigor nas pedras que suportam o que resta da duna em que assenta este estranho lugar Pedrinhas, freguesia da Apúlia conselho de Esposende. Um lugar condenado a ficar sem casas com a reabilitação da costa." A afirmação do repórter do JN, Alfredo Maia que atribui ao Lugar das Pedrinhas, "este estranho lugar" é a prova evidente que lugares como este não existem. Esta verdadeira jóia nacional que pela sua originalidade arquitectónica, o torna especial, o artigo ainda levanta a possibilidade de se realizar uma intervenção que o destrua, altere, apague esta histórica aldeia e faça desaparecer os vestígios que muitos dizem que vão para além da Nacionalidade Portuguesa. Se por ventura for levantada essa hipótese: Triste nação que mata a sua história e enterra o seu passado.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Conversa do café: OFIR EM OBRAS... DESVIO…

"A requalificação da zona de Ofir está a preocupar comerciantes e moradores locais, que temem a fuga de turistas nos meses de Verão. Apesar da obra ser necessária e bem-vinda, esperava-se que começasse depois do Verão. ..."

Obras de engenharia costeira (ESPORÃO) frequentemente culpadas pela erosão

18-07-2010 JN "O efeito destes obstáculos à circulação de areias ao longo da costa é bem conhecido: os sedimentos depositam-se a barlamar (a norte, no caso da costa oeste; a oeste, na costa sul), mas o mar escava a sotamar (a sul, na costa oeste..."

Radiografia da costa portuguesa

18-07-2010 JN "Até 2013, estão a ser investidos 500 milhões de euros para proteger e requalificar a costa portuguesa."

Polis Litoral Norte arranca com a primeira empreitada

Litoral avança com requalificação ambiental do Pinhal de Ofir Hoje dia 19 de Julho de 2010. "A Polis Litoral Norte arranca esta semana com a sua primeira obra no terreno. A empreitada de Requalificação Ambiental do Pinhal de Ofir tem uma duração prevista de 120 dias e um custo total de 517.719,77 Euros, tendo sido adjudicada à empresa de obras públicas Aurélio Martins Sobreiro e Filhos, Lda."

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Revista TRAMA

No mês de Junho saiu o primeiro número da Revista TRAMA, nela saiu um artigo sobre as Pedrinhas com o título "Lugar das Pedrinhas" que vai ao encontro do tema escolhido memória. É através das nossas memórias que conseguimos interpretar, valorizar e mesmo perceber o que nos rodeia, podendo-lhe atribuir uma conotação qualitativa de melhor ou pior do presente e realizar uma previsão para o futuro.
Parabéns à Revista e a todos que contribuíram para a sua realização.

Com a erosão causada pelo esporão, aparecem vestígios de ruínas históricas

Com a erosão provocada pelo esporão e com o quebra-mar em rotura, revela-nos constantemente vestígios de construções antigas que nos indicam que aquele sitio em outros tempos foi um local de grandes actividades.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Recuperado cadáver de João Diogo

Correio do Minho Precisamente sábado à noite, por volta das 21,30 horas, a cerca de 200 metros do local onde desaparecera, nas Pedrinhas, um cidadão residente na zona ...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mergulhadores procuram jovem que desapareceu no Lugar das Pedrinhas

Público.pt ... desapareceu no domingo, ao final da tarde, quando tomava banho, com mais dois amigos, no mar da praia da Cedovem, no Lugar das Pedrinhas, em Apúlia, ...