INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

domingo, 31 de outubro de 2010

Adiamento da Reunião

Foi adiada a reunião de apresentação do PLANO A para Cedovém, devido à necessidade de acrescentar pontos à PETIÇÃO, no que diz respeito à zona de Cedovém.

Tradutor de blogue

A pedido, colocamos um tradutor multi-línguas no blogue, que possibilita a nossa mensagem ir mais longe.
 Assim o blogue poderá ir ao encontro de mais pessoas, que estejam dispostas a ajudar e a proteger este  magnifico lugar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais provas do grande areal que existia nos anos 70



Agradecemos as imagens que nos foram enviadas pelo Sr. Fernando Barreto, que nos mostram a praia fantástica que havia nos anos 70 e que já não existe devido ao esporão construído em 1987.
Hoje, resultado do esporão o lugar das Pedrinhas não tem praia em maré-cheia e existe um risco constante de derrocada iminente em algumas construções, com uma antiguidade maior à nacionalidade portuguesa, como nos confirma o grande Etnólogo Português António Jorge Dias (que estudou filosofia germânica na Universidade de Coimbra e, em 1938, foi nomeado leitor português nas Universidades alemãs de Rostock, Munique e Berlim, e nas espanholas  de Compostela e Madrid)  em vários livros, como por exemplo " As construções circulares no litoral português" editado em 1946.

sábado, 23 de outubro de 2010

Reunião, dia 23 de Outubro de 2010

Realizou-se uma reunião, que teve início pelas 17H, onde a Presidente da ASCRA - Associação Social, Cultural e Recreativa da Apúlia e o Presidente da Associação dos Baldios de Apúlia, reuniram-se com representantes do Lugar-das-Pedrinhas e Cedovém, onde foi apresentado o Plano A e a sua Petição. O Plano A foi entregue em Setembro de 2010 à Polis Litoral Norte e apresentado ao Presidente da Câmara de Esposende.
A reunião resultou por unanimidade a aprovação do Plano A, que se apresenta como alternativa ao Plano da Polis Litoral Norte.

Cedovém está de parabéns

Parabéns ao pescador que pescou um espadarte com mais de 400 Kilos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A vida dificil dos pescadores das Pedrinhas

Após o dia 10 de Outubro a vida dos pescadores das Pedrinhas tornou-se extremamente difícil e não existe nenhuma Instituição que ajude e torne possível a estes homens a passagem de acesso ao mar que ficou inacessível como demonstra a imagem.

Pedrinhas e Cedovém na 2ª Guerra (1939-1945)




Agradecemos estas imagens cedidas pelo Sr. António Gonçalves que nos mostra mais uma vez, que estes dois lugares em Apúlia - Esposende são lugares de Grande História.
Na segunda imagem podemos ver os moinhos da Apúlia e lá ao fundo a casa dos fins do séc. XIX e princípios do séc. XX típica do emigrante Português vindo do Brasil.
Estas fotografias são de Manuel de Barros Lima


Dia 2 de Maio de 1942



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

In Jornal o Público 07.10.2010 - 23:58 Por Luciano Alvarez

Jornal Público
Marques Mendes, ex-presidente do PSD, apresentou uma longa lista de institutos, fundações, serviços do Estado que na sua opinião podem ser extintos ou alvo de fusões.



Dentro das várias, estas...
  • A nível regional temos a seguinte estrutura sobreposta:
  1. As Comissões de Coordenação Regional têm competências na área do ambiente;
  2. As ARH – Administração Recursos Hídricos, mesmo assim, existem como estruturas autónomas (5 ARH/ 5 Concelhos de Administração/5 Orçamentos/ 5 Estruturas Administrativas). Os organismos mais BUROCRÁTICOS que existem em Portugal.
  3. Podem extinguir-se as ARH e integrar as suas competências nas CCDR
  •  Na área do ambiente há 3 institutos importantes:
  1. Agência Portuguesa do Ambiente;
  2.  ICN – Instituto Conservação da Natureza;
  3. INAG – Instituto Nacional da Água
• Têm todos competências muito semelhantes e, nalguns casos, sobrepostas.
• Seria possível e desejável fundir tudo num único organismo – a Agência Portuguesa do Ambiente.
• É o exemplo Inglês (apontado normalmente como referência)
• Poupa-se imenso:Passamos a ter 1 único Instituto em vez de 3
Passamos a ter 1 único Administração em vez de 3
Passamos a ter 1 única estrutura administrativa, de contabilidade e financeira, em vez de 3
Passamos a ter 1 único orçamento em vez de 3
Passamos a ter menos pessoal e menos encargos
  • GANHO DE POUPANÇA. GANHO DE DESBUROCRATIZAÇÃO

Reportagem TVI - O Sr. António Guerreiro de Brito, Presidente da ARHNorte tem uma perspectiva e afirma...

Presidente da ARH Norte, o Sr. António Guerreiro de Brito afirmou que tem uma perspectiva, simplesmente a retirada programática.

A retirada programática é a demolição das habitações! Para demolir é preciso expropriar. Para expropriar é preciso avaliar. Para avaliar é preciso fazer analise do mercado, a oferta-procura (ver o "Bum" de construção que tem havido no Pinhal de Ofir, etc.etc.. Para analisar a expropriação é preciso ter em conta que os organismos que são responsáveis pela desvalorização das habitações (o Estado), estão ligados aos organismos que as pretendem comprar (o Estado).
Isto é um processo que vai demorar....

A CONTAR DESTE MOMENTO A ARH Norte assume a responsabilidade de todas as causas e danos que venham acontecer hoje e futuramente no Lugar das Pedrinhas.
Ver Reportagem TVI no final do Jornal da uma.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Resultados da Sondagem

Foi também realizada na mesma altura outra sondagem que teve com pergunta: Considera que o Plano Estratégico da POLIS LITORAL NORTE vai ao encontro de Qualificar e Valorizar a Zona das Pedrinhas e Cedovém? Resultado final: Sim = 0% Não = 95% Não sei : 4%

Resultados da Sondagem

Foi realizado uma sondagem com a duração de 30 dias, sendo levantada a seguinte pergunta: Conhece o plano estratégico de qualificação da POLIS LITORAL NORTE para a zona das PEDRINHAS E CEDOVÉM? Resultado final:

SIM = 61%

Não = 38%