INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/07/02

Seminário 15-07-2011 “A Zona Costeira e as Pressões Antrópicas (a Região Norte)”


Este seminário é uma realização da Comissão Especializada da Zona Costeira (CEZC) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), em colaboração com a Comissão Editorial da Revista de Gestão Costeira Integrada (www.aprh.pt/rgci) e a Universidade do Minho.

Enquadramento e Objectivos "As zonas costeiras, no limiar continente-oceano, são áreas de complexas interacções de agentes e processos que lhe conferem uma mobilidade e dinamismo muito particulares.
A progressiva ocupação e densificação das zonas costeiras nas últimas décadas procura torná-las estáticas, gerando uma série de problemas de difícil resolução.
O que era apenas um processo natural passou a constituir um risco costeiro, motivando intervenções sucessivas que, embora localmente tenham contribuído para uma estabilidade temporária, transferiram ou agravaram os problemas em áreas adjacentes.
A zona costeira norte apresenta casos paradigmáticos de uma incorrecta ou inexistente política de gestão e ordenamento, levada a cabo durante anos e anos, que é urgente contrariar sob pena de se perderem os (muito poucos) segmentos que ainda apresentam alguma qualidade e valores naturais.
Agravando os impactes desta antropização excessiva e caótica, há que ter em consideração outros factores não menos importantes que contribuem decisivamente para o fenómeno da erosão costeira, que tem originado recuo de arribas e migração e emagrecimento de praias - défice sedimentar, subida do nível do mar e intensificação de tempestades.
Tendo em vista o fenómeno da perda generalizada de extensas áreas das zonas costeiras e o contributo das pressões antrópicas para tal, pretende-se que este Seminário da APRH seja um fórum de discussão dos problemas da zona costeira norte, do qual possam sair contributos relevantes para a adopção de medidas eficazes para a sua resolução ou minimização.
Para tal vão participar especialistas de várias áreas disciplinares, os quais, através dos seus conhecimentos, poderão contribuir de forma positiva para a resolução de um problema nacional que se arrasta há anos.
Do Seminário constarão quatro sessões temáticas, desde a monitorização como ferramenta fundamental para o conhecimento das mudanças que ocorrem na zona costeira até ao futuro dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOCs), passando pela sustentabilidade e interesse dos portinhos e pelas medidas implementadas no âmbito da Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC).
Haverá, ainda, duas sessões de posters sobre a temática global do Seminário"

Sem comentários: