INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/03/28

Especialista em proteção de costa italiana diz que aprender com os nossos erros

...
"Muitas vezes, defendemos uma parte muito pequena da costa, provocando uma erosão nos sectores próximos. Deste modo, as nossas estruturas de protecção expandiram-se por centenas de quilômetros."
...
"Nós estávamos baseando a nossa defesa principalmente com esporões e paredões e alguns diques destacáveis. Durante esse tempo, percebemos que esses sistemas muito freqüentemente falham e muitas vezes determinam uma maior erosão da costa."
...
"Em alguns estudos que fizemos, vimos que 10-20 por cento da erosão é devido ao aumento do nível do mar e os restantes 80-90 por cento é induzida por aquilo que fizemos na água, abrigo ou ao longo da costa. "

"Você está a pagar e irá pagar no futuro por decisões antiquadas."

2011/03/19

A noite com a maior lua cheia desde à 18 anos atrás

Hoje é aquela noite ideal. A noite da "Super Lua" com uma boa temperatura ambiente.
Uma Excelente noite para jantar num restaurante em Cedovém, apreciar o mar à luz do luar e na noite do Dia do Pai.



2011/03/15

Novas tecnologias aplicadas em Quebra-mar

O Brasil e USA são  países que tem investido e aplicado novos materiais na construção de quebra-mares.
Vejamos este tipo BAGWALL

2011/03/11

Solidariedade com o Povo Japonês

Hoje mais do que nunca, estamos solidariamente unidos com o povo Japonês, que sofreu uma enorme catástrofe devastadora do tsunami.
Os japoneses ao longo da sua existência sempre viveram numa constante ameaça de terramotos, maremotos e tsunamis, daí darem uma grande importância à pesquisa e investigação no desenvolvimento da tecnologia de coastal breakwater.
Nesta imagem podemos ver um tipo de quebra-mar recente.

2011/03/09

Traje típico do séc. XIX

Retrato tirado pelo fotografo amador P. de Carvalho com ornamentação de Rafael Bordalo Pinheiro, o Pai da BD em Portugal (Colecção privada)




2011/03/04

Câmara de Caminha preocupada com a erosão costeira em Moledo

Diário do Minho
"A Câmara Municipal de Caminha está preocupada com a erosão costeira que está a afectar a praia de Moledo e já enviou um relatório para a Polis Litoral Norte, dando conta dos estragos causados pelo mau tempo que se fez sentir durante o passado mês de Fevereiro.

Uma equipa do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto vai deslocar-se Moledo, para avaliar a situação e propor soluções para travar a força do mar e evitar o devaste da costa.
A erosão costeira em Moledo é um problema grave que preocupa o executivo camarário, razão pela qual vai ser elaborado um estudo pela equipa liderada pelo professor Veloso Gomes, especialista em matérias de obras hidráulicas e marítimas."