INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/08/31

Extinção do Parque Expo abre a porta ao fim dos Polis

Extinção do Parque Expo abre a porta ao fim dos Polis

Isto da Polis Litoral Norte ir buscar dinheiros do QREN para destruir Património Arquitectónico, Sociocultural e Económico de Cedovém e Pedrinhas tem de ser estagnado, já.
Parabéns. Sim, Senhora Ministra avalie todas as Polis inclusive a intervenção que a Polis Litoral Norte pretende realizar para o Município de Esposende precisamente para o Lugar-das-Pedrinhas e para Cedovém.

Sereia de pedrinhas nas Pedrinhas

Ainda dizem que as sereias não existem!
Uma lindíssima sereia de pedrinhas veio à praia no Lugar das Pedrinhas

2011/08/23

Casas-barco mais antigas do mundo

Após um ano de intensa investigação, um grupo de arquitectos concluem que estas são as casas-barco mais antigas do Mundo Ocidental. As casas ainda apresentam a cobertura com quilha em V do casco do barco oriundo da sua origem.
Estas casas têm sido matéria de aulas em vários estabelecimentos de ensino, o que têm permitido recolher documentação, estudar, conhecer e perceber estas construções antiquissimas.

2011/08/18

Polis Litoral quer investir até 2013 - 80 milhões na requalificação da costa

Diário do Minho
O presidente do Conselho de Administração, António Brito, reconhece que o Polis terá que ser célere na concretização da intervenção porque até 2013, data de encerramento da sociedade, deverão estar executados projectos no valor de 80 milhões de euros nesta frente marítima e ribeirinha dos três concelhos do Norte. A execução dos projectos poderá, contudo, vir a ser prolongada até 2015. Em relação a Pedrinhas – Cedovém, Apúlia, a intervenção poderá vir a ser feita por fases, devido aos «previsíveis problemas jurídicos».

Apúlia adia demolições

Correio do Minho
...
Nesta altura, garante António Brito, está a ser estudada a legalidade das várias construções, no entanto, e admitindo tratarem-se de questões que “vão acabar nos tribunais”, contestadas pelos proprietários, o administrador admite atrasos no processo. “Não nos parece bem avançar sem ter a segurança jurídica para fazer a intervenção. É uma questão muito delicada e não queremos ser precipitados”, sublinhou, lembrando que o mandato da sociedade termina a 31 de Dezembro de 2013.

Polis do Litoral Norte admite que demolições na costa de Esposende “podem não ser exequíveis” até 2013

Correio do Minho
O administrador do Polis do Litoral Norte admitiu ontem que a demolição de mais de uma centena de casas na costa de Apúlia, Esposende, “pode não ser ...