INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2016/07/12

Proprietários, Amigos e simpatizantes de Lugar das Pedrinhas e Cedovém agradecem à Camara Municipal de Esposende

Proprietários, amigos, veraneantes e simpatizantes de Lugar das Pedrinhas e Cedovém agradecem à Câmara municipal, por novamente nesta época balnear disponibiliza nadadores-salvadores.


«O reconhecimento da qualidade das praias do concelho segue-se à distinção feita pela Associação Nacional de Conservação da Natureza, Quercus que atribuiu o grau “Qualidade de Ouro”, à água de cinco praias de Esposende. Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos foram premiadas por apresentarem sistematicamente, ao longo de cinco anos, boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor.
Para além destes aspetos de ordem ambiental, importa ainda salientar que, numa perspetiva de melhoria da segurança dos utilizadores das praias do concelho, a Câmara Municipal irá promover a vigilância e o salvamento marítimo em zonas que apresentam um uso intensivo, apesar de não estarem associadas a nenhuma concessão de praia.
Não obstante não constituir responsabilidade da autarquia, a Câmara Municipal de Esposende disponibiliza nadadores-salvadores nas zonas de Pedrinhas/Cedovém, em Apúlia, e Suave Mar-Foz, na cidade de Esposende.»


Quanto às praias de Lugar das Pedrinhas & Cedovém não estarem associadas a nenhuma concessão é por não poderem ser, sem a aprovação da Associação dos Baldios, que atualmente gere os terrenos do Aforamento da Casa de Bragança que foi comprado pelos homens bons a 20 de outubro de 1877 e que no próximo ano faz 140 anos de existência.

No entanto, proprietários, amigos, veraneantes e simpatizantes de Lugar das Pedrinhas e Cedovém aguardam proposta da Câmara Municipal para uma atividade económica local, mantendo o espaço enquadrado com a paisagem natural, preservando o ambiente, assim como de classificar e manter o Património cultural e edificado ali existente.

Sem comentários: