INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/05/31

O traje do Sargaceiro


O Lugar do Real tem fotografias deliciosas, mas a preocupação de registar as caracteristicas de trajes que estão em vias de desaparecer, tem vindo a aumentar. O blogue Ligação cómoda resume-se um apontamento de registo sobre determinados trajes portugueses, dentro dos quais o traje do Sargaceiro.

2011/05/25

Tribunal "anula" demolição do prédio Coutinho em Viana do Castelo

Ontem foi noticiado a "anulação" da demolição do prédio Coutinho, onde se verifica que a função da existência da POLIS,  é recuperar, criar, fazer nascer e não demolir, remover e destruir. Fica aqui mais um registo que quando uma determinada ferramenta é criada para um determinado fim e esse fim é deturpado, leva algum tempo para a corrigir (6 anos), mas é possível.

"O Tribunal reconhece uma ilegalidade no processo e anula a Declaração de Utilidade Pública emitida e renovada para a expropriação e demolição do edifício. Ou seja, se a VianaPolis quisesse agora demolir o edifício, não o podia fazer", explicou à Lusa o advogado Francisco Vellozo Ferreira, a propósito do chamado prédio Coutinho, em Viana do Castelo.

2011/05/24

Novo veiculo para andar no mar - SEABRECHER

Este novo veículo para andar na água como um golfinho, é fantástico e mostra-nos como o futuro está tão próximo.
A importância da água na cultura de um povo e por sequência no PATRIMÓNIO foi e é enorme.
No dia 18 de Abril de 2011, realizou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sendo abordado a água, cultura e património.
Para variar foi mais um dia comemorativo relativo ao património que passou completamente desapercebido da maioria das pessoas.