Um PONTO de encontro. Informação de 2 LUGARES VIVOS onde falamos da nossa história, do presente e futuro. Dois espaços ímpares em termos de Património Natural, Histórico, Arquitectónico, Sócio-cultural, Económico, Humano e com uma cultura com mais de III milénios de anos, que se encontram ameaçados e em VIAS de EXTINÇÃO
Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL. Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa.
Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.
O secretário de Estado do Ambiente e da Energia garantiu, esta quarta-feira, que as demolições previstas para a zona de Pedrinhas e Cedovém, em Apúlia, Esposende, terão de ser executadas com o envolvimento da população.
“Querem que eu diga que vou demolir tudo? Não vamos fazer isso. Vamos fazer isso com ponderação, com envolvimento das populações. Temos de fazer com que as pessoas percebam o que se está a passar e que compreendam as necessidades. Não vamos entrar pela casa de ninguém e demolir. Vamos fazê-lo sempre em entendimento com as pessoas”, afirmou Emídio Sousa, durante uma visita à orla costeira de Esposende.
Ao lado do presidente da Câmara, Benjamim Pereira, o governante acompanhou os trabalhos de demolição de um bar de praia, em Apúlia, e visitou alguns locais de risco devido à erosão costeira. Já na barra de Esposende, Emídio Sousa disse que é necessário “ouvir as partes, ver quais são as situações de conflito e dificuldades para nos próximos meses tentar encontrar uma solução consensual”.
Defender a costa
Perante as dinâmicas da costa, temos duas soluções: ou recuamos ou temos de nos defender. A estratégia do Governo será defender a costa. Vamos ver quais são as soluções para Esposende. "Fiquei preocupado com o que vi e não precisamos de ser especialistas para perceber que temos aqui um problema grave”, salientou.
Em vigor desde 2021, o Programa da Orla Costeira (POC) identifica 46 áreas críticas, determinando o recuo planeado de dezenas de núcleos habitacionais. Na zona de Cedovém/Pedrinhas, em Apúlia, está prevista a demolição de 89 habitações, mais de meia centena de anexos e sete restaurantes, plano contestado pelos moradores. Ao todo, o POC prevê a demolição de 180 construções em Esposende.
Realojar todas as famílias
Benjamim Pereira referiu que a autarquia está pronta para dar “suporte às populações para que estas medidas sejam menos impactantes”. “Ninguém vai para a rua. Estamos a adquirir um terreno e a construir um edifício para realojar todas as famílias e só será demolido depois de termos onde colocar as pessoas, ninguém vai para a rua. Agora, se se tem de demolir, vai-se demolir, dentro de critérios e sempre em colaboração com a população”, concluiu.
A ida do Secretário de do Ambiente e da Energia, Dr. Emídio Sousa, acompanhado com o presidente da Camara de Esposende, Benjamim Pereira, ver a demolição das instalações do antigo "BARI e BAR", na Apúlia
E visitar a Praia de Pedrinhas Cedovém, Apúlia.
O Secretário do Ambiente e da Energia, Dr. Emídio Sousa foi escoltado de forma altamente protegido por 3 carrinhas da força de intervenção e operações da GNR.