INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2011/10/06

5 de Outubro de 2011


É precisamente este ano 2011, que Portugal faz capicua 868 anos de existência com o Tratado de Zamora.
O Tratado de Zamora foi o resultado da conferência de paz entre Afonso Henriques e o seu primo, Rei Afonso VII de Castela e Leão, a 5 de Outubro de 1143. Tendo-se registado a data da nascimento de Portugal e chamado para si e para os seus descendentes Homens livres e independentes, em que nada tinham a dever a ninguém. Pois com a vitória da batalha em 24 de Junho de 1128, tendo derrotado o conde de Trava, valido de sua mãe, na Batalha de S. Mamede, assumiu a liderança da Terra Portucalense. Mais tarde em 1139 em Ourique travou uma vitória estrondosa que até hoje está representado nos 5 pontos brancos da bandeira de Portugal.
Desta forma D. Afonso Henriques consolidou a sua posição para formar um novo País, sendo agora considerado pelo seu primo como igual e visto pelo Papa Inocêncio II como um dos Homens fortes na Europa.
Assim dia 5 de Outubro de 1143 D. Afonso Henriques tornou-se no Homem n.º1 de Portugal, ou seja, D. Afonso I de Portugal.

Sem comentários: