INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/12/15

Estado abandona o papel de proteger o património, bens e pessoas para dedicar-se somente a um mero instrumento de angariar dinheiro

O Estado que tem a obrigação de zelar pelo património (publico e privado), bens e pessoas, hoje o Estado Português tem deixado cair essa responsabilidade e soberania. No anterior Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), onde havia a preocupação de zelar pela costa litoral (fronteira marítima), hoje abandona-o, para se dedicar ao mero negócio de angariar dinheiro, de fazer receita com a costa marítima, colocar e marcar espaços, para atribuir a concessionários e a futuros Planos de Intervenção de Praias (PIP). A proposta deste Programa de Orla Costeira (POC) deixa cair o plano de defesa para se  assumir como programa de receitas. Este POC Caminha-Espinho assume 76 PIP, onde recolherá receitas das praias, para negociação e desresponsabilização, podendo chegar muito mais de metade dos lucros para as autarquias.

O ESTADO ABANDONOU O ZELAR,  O DEFENDER E O PROTEGER.

OS FACTOS ESTÃO COMPROVADOS
VEMOS ISSO NO INTERIOR COM OS INCÊNDIOS, 
VEMOS ISSO NO ABANDONO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO INTERIOR
VEMOS ISSO NA QUEDA DE PONTE, ALUIMENTO DE ESTRADA
VEMOS ISSO NA VENDA DAS EMPRESAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
VEMOS ISSO, NESTE PROGRAMA DE COSTA EM PEDRINHAS E CEDOVÉM .

PATRIMÓNIO DANIFICADO
HOJE A FUNÇÃO PRIMORDIAL DO ESTADO É ANGARIAR DINHEIRO E SER UM CAMPEÃO DE SUGADOURO DE DINHEIROS DE TAXAS, LICENÇAS, COIMAS E IMPOSTOS.

A Intenção de absorver a tutela de toda a orla costeira através da designação de Domínio Publico Marítimo é um dos objectivos deste plano, onde atropelada a direito a propriedade privada. A intenção de eliminar o privado é tão grande que,chega ao ponto de:

Mesmo depois de ser reconhecido (quer em estudos científicos, quer em tribunal)  que a erosão costeira, é causada pelo Estado, através dos seus esporões, este em vez de os retirar, atribui o abuso de poder, proibindo e afirmando através deste POC um recuo de costa planeado de grau elevado, dizendo que não há salvaguarda, e o que basta é simplesmente retirar a obra de engenharia, construída por ele.


Esporões - O cancro da costa portuguesa

Ontem terminou a participação pública do POC, com o seguinte panorama:
Estatística:
Seguido por consulta = entre 160 e 165
Partilhado = entre 110 e 115
Participações = entre 110 e 120



Sem comentários: