INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2022/10/04

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE PREPARA REALOJAMENTO DOS MORADORES DE PEDRINHAS E CEDOVÉM

 O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reuniu, ontem, com os moradores de Pedrinhas e Cedovém, de Apúlia, e com o Conselho Diretivo dos Baldios dos Sargaceiros de Apúlia.

Estes encontros, que decorreram nos Paços do Concelho e contaram com a presença do Executivo da União das Freguesias de Apúlia e Fão, tiveram como principal propósito abordar as condições de realojamento dos moradores, decorrente da execução do Projeto de Requalificação Ambiental e Valorização das Atividades Tradicionais em Pedrinhas e Cedovém.

A zona costeira de Pedrinhas/Cedovém configura uma das áreas litorais da região norte com maior suscetibilidade a fenómenos de erosão costeira. Neste contexto, prevê-se um conjunto de intervenções, que visam o recuo da zona de ocupação urbana relativamente à linha de costa, deslocalizando usos e infraestruturas e assegurando a renaturalização da área.

Neste sentido, e com o intuito de, atempadamente, acautelar o realojamento dos moradores, o Presidente da Câmara Municipal entendeu reunir com os principais visados pela intervenção para os inteirar da situação e das diligências para o seu realojamento. Tendo já definida a Estratégia de Habitação Local, o Município vai, deste modo, avançar com as devidas medidas para proceder ao realojamento destas pessoas.

Benjamim Pereira refere que “o Município sempre seguiu o caminho do diálogo em todo este processo, no sentido de envolver todos os intervenientes e de modo a procurar as melhores soluções”. O autarca destaca os benefícios que resultarão do projeto, em termos de salvaguarda de pessoas, bens materiais e valores naturais e lembra que “a execução desta intervenção representa o concretizar de um anseio com décadas”.

Ao longo do presente mês, realizar-se-ão reuniões com os restantes grupos de interessados, estando para breve a apresentação pública do projeto, com vista a acolher contributos finais para o mesmo.

ESPOSENDE - Câmara Municipal

Sem comentários: