INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2023/08/21

Esposende avança com taxa turística e vai começar a cobrar as dormidas

 O valor será acrescentado ao preço das estadias em todos os empreendimentos turísticos no município. Também vai aumentar o estacionamento pago.

Vários municípios do País começaram a apostar nas taxas impostas aos visitantes, uma medida que parece que veio para ficar. Agora, Esposende decidiu fazer o mesmo. Dormir nas unidades hoteleiras do município pai passar a custar mais por noite aos turistas.

Esposende vai passar a ter uma taxa turística e aumentar o número de lugares pagos de estacionamento para fazer face aos ordenados, anunciou a autarquia este sábado, 19 de agosto. O valor da nova taxa, que será aplicada nas dormidas, deverá situar-se entre 1€ e 2€ (aplicado IVA) semelhante aos valores praticados por outras localidades.


O município vê-se perante a necessidade de dar resposta a alguns problemas estruturais (más contas), impondo-se a necessidade de criar mecanismos geradores de receitas para fazer face às despesas associadas a essas questões "Benjamin Pereira, citado pelo Jornal "O Minho".

A Taxa turística irá funcionar a gestão e manutenção das ciclovias, ecovias e outros equipamentos de usufruto publico. Além disso, o autarca anunciou que, "com vista à regulação do transito e estacionamento na cidade e zonas balneares", será implementada uma politica de cobrança de estacionamento em determinadas zonas.

"A nossa cidade caracteriza-se por não ter estacionamento a pagar, mas a verdade é que estão ser criados problemas inclusive pelo próprio comercio, porque as pessoas não conseguindo estacionar não conseguem aproximar dos estabelecimentos comerciais e acabam por não consumir"

Um dos maiores investimentos que estão a ser feitos em Esposende é a construção do Parque da Cidade, que custará aos cofres da autarquia cerca de 1,8 milhões de euros. A ideia do parque já tem sido falada desde 2013, mas só no final de 2020 foi possivel reunir todos os pareceres favoráveis para avançar com o procedimento para o laçamento do concurso público da empreitada, que deverá estar pronta ao fim de ano e meio.

NIT

Sem comentários: