INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.

Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa .
Onde construções CELTAS desabrocham de fundações milenares, que resulta uma relação de interligação com a paisagem. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Benjamim Pereira acompanhou visita da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local



O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhou a Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local na visita ao litoral do concelho, que decorreu na manhã de hoje.

Na qualidade de anfitrião, Benjamim Pereira, que ontem à noite já tinha estado reunido com a comitiva da Assembleia da República, na chegada a Esposende, deu as boas vindas aos deputados, convidando-os a visitar mais vezes o concelho, assinalando que são muitos e variados os motivos de atração deste território, o único Município do distrito de Braga com ligação ao litoral. O Autarca referiu-se ao Parque Natural do Litoral Norte como “um ativo económico muito importante para o concelho”, do qual é possível tirar partido em termos económico-turísticos sem perder de vista a preservação das componentes paisagística e ambiental, de elevada riqueza e diversidade.

No encontro que antecedeu a visita ao terreno, o Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, António Ramos Preto, referiu que a visita ao concelho de Esposende é o culminar de uma jornada de trabalho, destinada a verificar os trabalhos que estão a ser efetuados e a recolher informações sobre os locais onde irão ser concretizadas intervenções de natureza ambiental e de proteção.


A Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Paula Sarmento, saudou a visita dos deputados, considerando que os trabalhos são mais frutíferos com a deslocação ao terreno, onde a perceção é real e mais eficaz. Referindo-se ao concelho de Esposende, notou que é um território muito vulnerável à ação do mar e defendeu que é necessário investir e potenciar os valores naturais, procurando um maior envolvimento da comunidade, com vista ao desenvolvimento da região. , coube fazer uma breve apresentação do Parque Natural Litoral Norte (PNLN) e dar nota das intervenções de preservação e valorização que têm vindo a ser efetuadas neste território, área protegida desde 1987, que abrange toda a faixa costeira concelhia, desde Antas a Apúlia. A criação da Sociedade Polis Litoral Norte, em 2008, com capitais do Estado e dos Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, possibilitou um nível mais alargado de intervenções, notou Rogério Rodrigues, elencando os projetos já concretizados e em perspetiva.

A visita no terreno iniciou-se justamente no Pinhal de Ofir, com a visita à primeira intervenção de requalificação ambiental do Programa Polis Litoral Norte, seguida da visita à restinga de Ofir, onde, em breve, irá avançar a obra de reestruturação e consolidação, ao abrigo daquele programa. 

Seguiu-se a deslocação à Praia de S. Bartolomeu do Mar, onde os deputados da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local puderam inteirar-se da intervenção de requalificação da frente marítima, já concluída, também no âmbito do Programa Polis Litoral Norte. 

A terminar a jornada de trabalho, os parlamentares estiveram na Foz do Rio Cávado junto ao Forte de S. João Baptista, em Esposende, percecionando, assim, outra perspetiva da restinga.

Para além do Presidente Benjamim Pereira, acompanharam esta visita o Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva, membros da Comissão Permanente deste órgão, responsáveis do Parque Natural Litoral Norte e os executivos das Juntas de Freguesia de Esposende Marinhas e Gandra, e de Belinho e Mar.

*** Nota da C.M. de Esposende ***

Enviar um comentário