Em comunicado, a Polis Litoral Norte acrescenta que as intervenções terão lugar nas praias de Belinho, Cepães, Redonda, Suave Mar e Pedrinhas/Moinhos.
A empreitada tem conclusão prevista para maio de 2015, sendo o financiamento assegurado em 70% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território e em 30% pelo Estado português.
Serão levadas a cabo intervenções tão diversas como a gestão de espécies infestantes exóticas arbóreas e herbáceas, a recuperação de vegetação e a reabilitação e construção de passadiços sobrelevados em madeira e de outras infraestruturas para impedir o pisoteio indiscriminado de área dunar.
O reperfilamento de praias de godo, a reabilitação e colocação de paliçadas de proteção e estabilização dunar, bem como a regularização e eliminação de caminhos existentes, para regrar o trânsito motorizado que se processa de forma abusiva junto à costa, são outras das intervenções previstas.
A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na região norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros.
A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte."
Blogue das Pedrinhas & Cedovém com o Jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário