INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2019/03/12

Um dos vencedores do Prédio do ano 2019 - Podia ser em Cedovém, mas os Estado Português não deixa...

Este tipo de Arquitectura e este tipo de estar neste mundo, em nada tem a haver com as politicas dos governantes portugueses.



UCCA Dune Art Museum /OPEN Architectur foi um dos grandes vencedores mundiais do prémio "Prédio do Ano 2019"

Arquitectura aberta constrói galeria de arte em forma de caverna dentro de uma duna de areia

Uma rede de galerias de concreto subterrâneo   forma o Museu de Arte de Dunas da UCCA, que a Arquitetura Aberta de Pequim  concluiu em Qinhuangdao , China.
O prédio, que levou três anos para ser concluído, é esculpido em uma duna em uma praia na cidade costeira do nordeste da China .
Aerial View. Image © Qingshan Wu

Seu projeto experimental é emblemático do clima atual do país, segundo o co-fundador da Open Architecture, Li Hu.
"Eu sinto que este país inteiro está aberto à experiência", disse Li Hu, a Dezeen. "Muitas coisas estão mudar e a vida mudou muito rápido e ainda vivemos nas cidades que herdamos."
"A arquitectura, o próprio conceito de arquitectura, a cidade, tudo está a mudar".
"Agora, uma das vantagens que temos na China é que temos a chance de construir uma nova arquitectura - começar do zero".
Aerial View. Image © Qingshan Wu
Dez galerias e um café estão interligados sob a areia. Os espaços intersectados, de forma orgânica, ecoam os das cavernas, a primeira forma de refúgio humano e uma forma que inspirou a narrativa por trás do museu.
"As paredes das antigas cavernas foram onde a arte apareceu expressa pela primeira vez", explicou Li Hu.
Aerial View. Image © Qingshan Wu

Trabalhadores locais de Qinhangdao usaram tiras de madeira para modelar a concha de betão. 
Os arquitetos optaram por deixar a textura irregular da cofragem, para que estes traços da construção manual possam ser lidos através das paredes.
As aberturas em todo o edifício enquadram diferentes vistas do mar e do céu, que podem ser vistas mudando ao longo do dia e permitem a entrada de luz natural nos espaços do museu.
Aerial View. Image © Qingshan Wu

Arquitetura aberta projetou o UCCA Dune Art Museum com o desejo de salvar a ecologia natural do local.
O delicado ecossistema da duna levou milhares de anos para se formar, mas o cliente tinha planeado destruí-lo para liberar espaço para o museu. Graças à presença do museu, a paisagem será preservada.

"Se não construíssemos um museu dentro da duna, a duna teria desaparecido hoje. Exterminada como em qualquer outro lugar, porquê ter uma duna a bloquear a vista?disse Li Hu.
"Se houver um museu integrado, a duna será salva".

A sustentabilidade também foi fundamental para o projeto do museu.
O edifício possui um telhado coberto de areia que ajuda a manter o interior fresco no verão. Há também um sistema de bomba de calor de baixa energia, com emissões zero de terra, em vez de ar condicionado.


No mesmo local que o UCCA Dune Art Museum, a Open Architecture planeava construir uma galeria de arte a uma curta distância do mar, voltada para a água. Esta galeria também servirá como um espaço para residências e fornecerá ao artista visitante uma pequena casa-estúdio que só é acessível de barco ou na maré baixa.
O museu é operado pela UCCA, uma das principais instituições de arte independentes da China. A exposição inaugural, After Nature, aberta ao público em outubro de 2018.
A Arquitetura Aberta foi fundada por Li Hu e Huang Wenjing em Nova York. O escritório de Pequim foi estabelecido em 2008.
O estúdio concentra-se no poder da arquitectura para transformar a maneira como as pessoas vivem, e visa encontrar um novo equilíbrio entre o homem e a natureza.
A prática recentemente  lançou seu Mars Case como parte da exposição China House Vision no Estádio Ninho de Pássaro em Pequim. O protótipo imagina que os seres humanos podem ser forçados a se estabelecer em Marte, onde eles não podem confiar em recursos naturais e devem viver em uma cápsula independente que pode reciclar constantemente ar, água e energia.
A fotografia é de Wu Qingshan .
Créditos do projeto:
Arquitetos: 

Diretores de Arquitetura Aberta responsáveis: Li Hu, Huang Wenjing 

Equipe do projeto: Zhou Tingting (Arquiteto de Projetos), Wang Mengmeng, Hu Boji, Fang Kuanyin, Joshua Parker, Lu Di, Lin Bihong, Ye Qing, Steven Shi, Jia Han 
Local instituto de design: CABR Technology 
Design de iluminação: X Studio, Escola de Arquitetura, Universidade de Tsinghua, China + Arquitetura Aberta

Blogue das Pedrinhas & Cedovem com Dezeen


Sem comentários: