INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2019/07/17

Quem é que tem, ou tinha apartamento no prédio do Coutinho em Viana, que criou um enorme ódio de João Pedro Matos Fernandes e de José Maria Costa

A Guerra do Prédio do Coutinho é para continuar a seguir às férias judiciais.

Mas afinal, o que é que se passa como prédio do Coutinho em Viana, para haver um tamanho ódio de João Matos Fernandes e de José Maria Costa, que pelo visto, já morou lá numa fração arrendada.

Neste país, casos de torres e empreendimentos que obtiveram sentença de demolição e que continuam de "pé", são muitos. Uns por serem elementos dissonantes na paisagem, outros por estarem ilegais, outros por questões de segurança. Existem uns outros que não obtiveram sentença, mas também são elementos que se destacam na paisagem e ninguém os pode negar, só que ninguém hoje lhes liga, alguns deles até foram um marco e símbolo de progresso, exactamente como no principio do século XX como o aparecimento do elevador de Santa Justa - Lisboa, outros foram e continuam a ser um marco e símbolo de representação dos serviços públicos e uns outros símbolo de uma ascensão económica e desenvolvida.

Na zona norte de Portugal, podemos ver a torre do Shopping do Bom Sucesso, na cidade do Porto, que o tribunal mandou demolir e o edifício permanece. 

Torre do shopping do Bom sucesso

A torre do Lidador, prédio da Câmara Municipal da Maia, torre conhecida pelo nome "esqueiro Bic", que se destaca na paisagem e no entanto não foi caso de discórdia acessa, como o prédio do Coutinho.

Torre do Lidador - Câmara Municipal da Maia

 Edifício Nova Póvoa,  é um edifício para mais de mil pessoas ,distribuída por 30 pisos, que desde a sua construção em 1979, criou muita discussão. Hoje é um elemento assumido.

Edifício Nova Póvoa

Edifício Santa Justa, Prédio da Câmara Municipal de Valongo. Uma torre de 15 andares, que se destaca no vale e não criou discussão pública.

Edifício Santa Justa - Prédio da Câmara Municipal de Valongo

Já no centro do país, podemos ver a torre de Santo António,  prédio da Covilhã que foi considerado como uma aberração, que nasceu nos 70, mas nunca foi terminada, tem 20 andares, fez parte de um projeto de habitação do arquiteto Pinto de Sousa (pai de José Sócrates), projeto que previa a construção de mais duas torres do mesmo estilo, mas devido a falências não avançou.
Hoje a torre poderá ser transformada num hotel. Existe um grupo hoteleiro que terá manifestado o interesse na recuperação do imóvel, que pertence ao Banco Montepio Geral.

Torre Santo António - Covilhã

Por este Portugal existem inúmeros casos, mas nenhum outro prédio entrou numa guerra tão acesa e prolongada. O prédio do Coutinho, no que diz a nível de legalidade está dentro das conformidades, os proprietários residem lá como moradores, sendo possuidores já de idade avançada. As condições do imóvel são de boa habitabilidade, tendo sido bem construído e com materiais de qualidade.

Prédio do Coutinho - Viana do Castelo

Então o que é que se passa? Realmente existe um ajustar de contas entre pessoas que se odeiam. Uma dessas pessoas está embrulhado no poder, tem a sombra do Estado e utiliza os dinheiros públicos para fazer o "braço-de-ferro", a outra é um simples proprietário, residente e restringido às suas economias.


Sem comentários: