INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2022/02/02

DINHEIRO AVANÇA PARA A CONSTRUÇÃO DE MAIS 300 metros no PONTÃO (QUEBRA-MAR) DO PORTO DE LEIXÕES


Diogo Marecos (Yilport): É “urgente” prolongar quebra-mar do Porto de Leixões

Questionado sobre o interesse da Yilport no terminal multiusos de Leixões, Diogo Marecos lembrou que o operador “tem vindo desde 2019 a manifestar o seu interesse em investir várias centenas de milhões na infraestrutura do porto de Leixões”, até porque este é, na sua opinião, “o principal meio de saída das exportações portuguesas”.

Contudo, o responsável da empresa turca recorda que “há mais de uma década que a maior parte da frota de navios não consegue entrar em Leixões, porque o mercado internacional viu nos últimos 15 anos crescer os navios que efetuam o transporte de mercadorias”, pelo que considera “urgente modernizar a entrada no próprio porto de Leixões, o que a extensão do quebra-mar irá permitir, mas também obter maiores fundos marítimos e substituir as atuais gruas por novas”.

A Yilport está comprometida com a indústria portuguesa e com a população que no Norte usa o porto de Leixões para se abastecer de produtos necessários à indústria transformadora e produtos alimentares ou hospitalares indispensáveis”, acrescenta.

Diogo Marecos defende assim que o Porto de Leixões “tem de inverter o ciclo iniciado por fatores externos há mais de uma década, e voltar a conseguir receber os navios que escalam os maiores portos europeus”. Navios esses que, lembra, “por falta de condições já não conseguem aceder a Leixões e têm de ir descarregar e carregar a Espanha – a Vigo, por exemplo –, encarecendo os preços dos produtos que são depois transportados por via terrestre para Portugal”.


QUEREMOS LEMBRAR QUE OS PARECERES DAS ENTIDADES DA CC do POC-CE, CONSTATARAM "...primeira vez, um programa especial será acolhido dentro da área de jurisdição da APDL (com excepção da área portuária propriamente dito), o que implicou um esforço no sentido de obter uma melhor perceção dos critérios e objetivos subjacentes, bem como à envolvente de jurisdição portuária e seu enquadramento territorial"

O POC-CE prevê a realização do prolongamento do quebra-mar Exterior do Porto de Leixões, inserido nas medidas proposta para a concretização do EIXO ESTRATÉGICO 3 - "VALORIZAÇÃO ECONÓMICA DOS RECURSOS COSTEIROS"
"5.3.4. Qualificação dos Porto Comerciais"
"Neste quadro, afigura-se como indispensável a inclusão das intervenções de qualificação dos portos comerciais, especificamente a melhoria das acessibilidades marítimas aos Porto de Leixões, no Programa de Execução do POC-CE, tendo em vista a sua articulação com as restantes ações que o constituem, nomeadamente com as ações dirigidas à prevenção e redução dos riscos costeiros."

CÓDIGO: A3.22 e A3.23
DESIGNAÇÃO: Prolongamento do quebra-mar Exterior do Porto de Leixões
LOCALIZAÇÃO: Matosinhos
INVESTIMENTO: 100 000 000€
ENTIDADES ENVOLVIDAS: APDL

A APDL compromete-se a monitorizar as ondas a aferir a necessidade de implementar medidas mitigadoras de forma a minimizar os possíveis efeitos menos positivos nas praias contiguas.

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