INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/09/04

Caíram de um bote de borracha e foram resgatados pela Polícia Marítima em Apúlia

Quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.



Cinco indivíduos foram ontem salvos depois de terem caído ao mar, no concelho de Esposende, quando seguiam num bote de borracha. Quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.

A situação ocorreu em Apúlia, na zona “das Pedrinhas” quando um grupo de veraneantes se lançou ao mar num bote de borracha de pequenas dimensões.

A embarcação terá cedido ao peso, sendo que os indivíduos ficaram em apuros, pois não estavam conseguir alcançar a costa.
Segundo fonte da Polícia Marítima, os indivíduos foram resgatados com vida e retirados da água.
Os Bombeiros Voluntários de Fão socorreram as vítimas, já em terra, sendo que quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.
«São ferimentos ligeiros e foram encaminhados para o Hospital de Barcelos», disse ao Diário do Minho o comandante dos BVF, João Morais.

PLANO A - O MELHOR PLANO PARA A APÚLIA - ESPOSENDE

Após várias presentações do Plano A à comunidade e Entidades Oficiais, como a POLIS LITORAL NORTE (Projeto aprovado pela maioria de proprietários de Cedovém e Pedrinhas), e tendo sido já feito o lançamento do PLANO A na junta de freguesia de Apúlia, o Blogue "Pedrinhas & Cedovém" vem mostrar algumas peças desenhas desse Plano.

PLANO A













PLANO A é um Plano realizado por um conjunto de proprietários do Lugar-de-Pedrinhas e Cedovém.

O PLANO A é um Plano Alternativo ao Plano estratégico de qualificação que se pretende implementar para Pedrinhas e Cedovém.

PLANO A é um Plano de Ação que vai em encontro de todos os itens que foram levantados e apresenta-se como oposição ao Plano que já vem da de Execução da POLIS que é a demolição.

PLANO A é um Plano que qualifica, aplica e executa os objectivos de desenvolvimento turístico, económico e social dos dois lugares.

PLANO A é um plano que valoriza a curto, médio e longo prazo o Lugar-de-Pedrinhas e Cedovém e cria realmente um território de Excelência com História, para os presentes e futuras gerações.

PLANO A é o mais económico


ENQUADRAMENTO DOS OBJETIVOS DO PLANO ESTRATÉGICO




O Blogue de Pedrinhas & Cedovém, lembra que todas as construções estão implantadas no Aforamento e Remissão, que os antepassados dos proprietários compraram à Casa de Bragança, em 1877

Este Aforamento deu o Aforo a estes homens, que no dicionário de língua Portuguesa da Porto Editora diz "autorizar"; "abonar" e "implantar".


Blogue Pedrinhas & Cedovém

2018/09/02

Esposende tenta evitar demolições de restaurantes na Apúlia

Apesar das notificações enviadas aos restaurantes de Cedovém e de Pedrinhas sobre a sua possível demolição, o autarca de Esposende procura um entendimento com os comerciantes


Sete edifícios baixos amontoam-se junto à praia, de costas para o mar, numa extensão que não vai muito além dos 100 metros. Todos eles são restaurantes nas zonas de Cedovém e de Pedrinhas, a norte dos moinhos da Apúlia, e, nalguns casos pelo menos, já contam décadas a servir refeições. No decurso do mês de Agosto, os estabelecimentos confrontaram-se com um problema que não é inédito: foram notificados sobre a eventual demolição dos edifícios onde funcionam. Um destino que o município admite tentar impedir.

Na sequência dos avisos, os proprietários dos restaurantes reuniram-se um a um com a Câmara Municipal de Esposende, até ontem. No rescaldo dos encontros, o autarca, Benjamim Pereira, revelou que “já está a ser protocolada com a Agência Portuguesa do Ambiente a legitimação de um projecto de requalificação” que possa ser conduzido pelo município, apesar daquele território ser também supervisionado pela APA, pela Comissão de Coordenação do Norte (CCDR-N) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). 

Perante a eventual intervenção do município, os proprietários mostraram-se disponíveis para colaborar na transformação urbana daquela zona, acrescentou o responsável. “As reuniões correram muito bem. Estamos numa base total de cooperação. Eles estão disponíveis para colaborar com o projecto”, disse.As notificações, explicou Benjamim Pereira, dirigiram-se a edifícios de “base ilegal”, apesar dos estabelecimentos, regra geral, estarem legais.

A ilegalidade tem a ver com a origem das construções, com registos dos terrenos e alvarás sem licenças”, acrescentou. Nesse sentido, a autarquia viu-se forçada, à luz do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), a dar nota da possível demolição, embora essa solução seja, para já, uma entre outras possibilidades.

A requalificação preconizada pela Câmara de Esposende envolve a “salvaguarda da economia local”, nomeadamente os restaurantes e os núcleos de pesca, e também o realojamento das cerca de dez famílias que habitam nalgumas das 200 edificações ilegais junto à praia, naquela zona. Já o presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, antecipou que essas habitações “terão de ser legalizadas ou demolidas”. A demolição dos restaurantes, no entanto, não lhe passa pela cabeça.

A recuperação de Cedovém não implica o desaparecimento dos restaurantes, mas sim dotá-los de melhores condições”, explicou. Para o autarca, a Apúlia precisa desses restaurantes e do peixe que eles colocam na mesa, apreciado durante todo o ano. “A Apúlia não atrai só pessoas no verão, mas também nos fins-de-semana ao longo do ano, porque o pescado é de muita qualidade e a forma como é cozinhado também”, disse.

O responsável referiu ainda que a construção do troço de ecovia entre Esposende e Apúlia, que, segundo o programa Polis Litoral Norte, contempla aquela zona “pode aumentar a dinâmica comercial da própria Apúlia”. Essa rota vai permitir a ligação ciclável da Apúlia a Viana do Castelo e a Caminha, mas, segundo Benjamim Pereira, não é a causa que motiva a requalificação de Cedovém.

2018/09/01

Câmara de Esposende quer encerrar restaurantes e demolir mais de 200 construções ilegais na Apúlia



A Câmara Municipal de Esposende quer investir na requalificação da zona de Cedovém, na Apúlia. A operação envolve o encerramento de alguns dos restaurantes locais bem como a demolição de mais de 200 construções ilegais.

Blogue Pedrinhas & Cedovém com PORTO canal

2018/08/26

Esposende quer investir 14 milhões na requalificação do litoral da Apúlia.



A Câmara de Esposende quer investir 14 milhões de euros na requalificação da zona ribeirinha de Apúlia, operação que implicará a "relocalização dos restaurantes de Cedovém e a demolição de perto de 200 construções ilegais", avançou ontem o presidente.



Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Benjamim Pereira , referiu que os objetivos passam pela reposição da legalidade, uma vez que a esmagadora maioria das construções "têm génese ilegal", e pela transformação da zona "num dos mais importantes destinos turísticos da zona norte".

"Além disso, é importante lembrar que aquelas construções se encontram numa zona de risco, fortemente exposta à erosão costeira". acrescentou.

O autarca garantiu ainda que todo o processo, abrange as localidades de Cedovém e Pedrinhas, decorrerá "numa base de diálogo" com os proprietários e moradores.

Numa primeira fase, a Câmara notificou os proprietários dos restaurantes de Cedovém, alertando para a "ilegalidade" das obras que realizaram nos estabelecimentos dando-lhes um prazo de um mês e meio para procederem à demolição dos mesmos.

Benjamim Pereira explicou que a notificação foi feita "no estrito cumprimento dos termos da lei", mas suplicou que os proprietários têm um prazo para contestação e irão ser recebidos individualmente na Câmara, para exporem os seus argumentos e para se inteirarem do projeto para o local.

"Que fique claro que a Câmara tem todo o interesse em que os restaurantes se mantenham em Cedovém, porque são muito importantes para a economia. Mas obviamente não podemos fechar os olhos à atual situação de ilegalidade e de risco. A solução passa pela relocalização, eventualmente para o outro lado da estrada", acrescentou.

Além dos restaurantes, a Câmara pretende ainda a manutenção do núcleo de pesca de Cedovém e de algumas construções em xisto, com valor patrimonial.

"O resto, essencialmente barracões, num total que rondará as 200 construções, será demolir", disse ainda o autarca.

Em relação à "meia dúzia" de casas habitadas, Benjamim Pereira frisou que, "naturalmente", será encontrada uma solução de realojamento antes de se consumarem as demolições.




A intervenção em Cedovém e Pedrinhas chegou a estar prevista no Polis Litoral Norte, mas acabaria por ficar na gaveta. Agora, a Câmara de Esposende está a trabalhar num protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (CLICAR E VER PÁGINA 70) para levar a cabo os trabalhos, que serão candidatos a fundos comunitários.




"Não estamos a falar num processo de demolição, mas sim de uma requalificação integral de toda aquela área e de reposição de legalidade.

Uma ilegalidade que perdurou ao longo de décadas, sem que ninguém tivesse tido coragem politica de intervir. Isto além do risco crescente decorrente da erosão costeira". rematou.

Blogue Pedrinhas & Cedovém com Lusa

2018/08/24

Esposende "legaliza" Apúlia com relocalização de restaurantes e 200 demolições


A Câmara de Esposende quer investir 14 milhões de euros na requalificação da zona ribeirinha de Apúlia, operação que implicará a “relocalização” dos restaurantes de Cedovém e a demolição de perto de 200 construções ilegais, avançou hoje o presidente.





Restaurantes da Apúlia têm um mês para fechar


ESPOSENDE - Os receios dos moradores e empresários confirmam-se e os restaurantes e as casas dos lugares de Cedovém e Pedrinhas, na Apúlia, Esposende,vão ser demolidos, em resultado do programa Polis Litoral Norte, que prevê a proteção contra o avanço do mar e a valorização da zona costeira. Os empresários da restauração de Cedovém foram os primeiros a receber as cartas, enviadas pelo Município, a dar conta que têm um mês para fechar portas.
Ontem, os comerciantes recusaram prestar declarações sobre o assunto, porque aguardam uma reunião com o presidente da câmara de Esposende, Benjamim Pereira, na próxima semana. Contudo, confirmaram ao JN que receberam cartas registadas, onde está estabelecido o prazo de um mês para encerrarem , com vista à demolição dos edifícios. "Ninguém nos deu mais pormenores", lamentou um dos empresários. Ao todo, estão em causa 7 restaurantes - Corta Mar, Convívio do Mar, a Cabana, Sereia, Apuliense, Casal Novo e o Mudo - conhecidos por pratos de peixe fresco e onde se costuma formar filas de espera por um lugar à mesa.
O autarca remeteu explicações sobre as demolições no local para o dia de hoje, mas de acordo com o último plano de ação para as zonas de Cedovém e Pedrinhas, apresentado recentemente, o objetivo do programa Polis é "relocalizar as unidade de restauração existentes, ao longo da via pública, e os arrumos de aprestos de apoio à pesca fora da zona de risco e alguns, também, ao longo da via pública".

UNIÃO DA ECOVIA
O documento refere que "quer prevenir o risco através da retirada programada de ocupações, para nascente, e consequentemente renaturalização das áreas a desocupar, , manutenção e reforço do cordão dunar e instalação de vedações e passadiços para reordenamento de acessos à praia"
Segundo o projeto inicial com cerca de uma década, a ideia era demolir todas as construções nas zonas de dunas de Cedovém e Pedrinhas, o que resultaria no desaparecimento de cerca 200 construções, entre restaurantes, casas dos pescadores e de segunda habitação e armazéns de pesca. No entanto, Benjamim Pereira, mais recentemente , chegou a admitir a permanência de algumas moradias que pudessem ter "valor arquitetónico".


Segundo apurou o JN, a deslocalização dos restaurantes está prevista para uma segunda linha de mar, do outro lado da rua onde estão atualmente instalados, onde já se encontram outros estabelecimentos. A zona dunar será requalificada para unir a ecovia e dar condições aos peões. O projeto de renaturalização de orla costeira para Cedovém e Pedrinhas está programado para terminar daqui a três anos e tem um investimento de 14,3 milhões de euros.



2018/08/23

Porto entre os paraísos que os turistas estão a destruir

O Porto está em destaque num extenso artigo da revista alemã "Der Spiegel" intitulado "Paraísos perdidos: Como os turistas estão a destruir os locais que amam", no qual também se lê sobre cidades como Barcelona (Espanha) e Veneza (Itália).

O "cartão de visita" apresentado a um dos autores do texto, na receção de um hotel portuense, apontam o centro histórico, o rio Douro e a famosa Livraria Lello, com referência às visitas frequentes de J.K. Rowling quando viveu na cidade nos anos de 1990 e que serviu de inspiração à saga do jovem feiticeiro Harry Potter.
À chegada à centenária "catedral dos livros" sobressai a longa fila de visitantes de diferentes países como Japão, Escandinávia, França, China, Estados Unidos e Alemanha. Mas para entrar é preciso aguardar numa outra (longa) fila - "com barreiras de controlo como no chek-in do aeroporto" - para adquirir o bilhete de entrada, no valor de cinco euros, que é possível descontar em compras de livros. A "Der Spiegel" reconhece que no interior "a livraria é tão bonita como nas imagens" que a tornaram uma atração turística - mais de sete mil só no site TripAdvisor - mas, refere, os visitantes, mais do que comprarem livros, aproveitam a visita para tirar fotografias nos "smartphones".
E o artigo explica que há quatro anos a Lello estava à beira da falência, "não tinha falta de visitantes, o problema era que as pessoas compravam cada vez menos livros". Foi então que alguém sugeriu que a loja deveria começar a cobrar uma taxa de entrada de cinco euros. "Pode ter parecido uma loucura na época, mas atualmente quatro mil pessoas visitam a Livraria todos os dias enquanto, durante o verão, o número de visitantes sobe para cinco mil. A loja teve 1,2 milhão de visitantes em 2017 e faturou mais de sete milhões de euros".
 A "Der Spiegel" diz que a Livraria Lello, "em última análise, parece mais um museu ou um cenário de teatro do que um local real" e é por isso que a dá como um exemplo "da natureza predatória do turismo moderno - um estilo de viagem que devora todos os lugares bonitos".
Para os residentes do Porto, a Livraria é um reflexo do crescimento económico dos últimos anos, impulsionado pelas viagens "low cost" de empresas como a Ryanair e EasyJet. Lê-se no artigo da revista alemã que no ano passado 2,5 milhões de turistas estrangeiros visitaram a região e metade deles foram ver a Lello. Por outro lado, as plataformas digitais de reservas de viagens e comparação de preços facilitaram o processo e tornaram as férias ou "escapadinhas" muito mais baratas.
Apesar deste aumento massivo de turistas, a "Der Spiegel" escreve que o Porto continua a acolher os visitantes de braços abertos. Mas o jornalista questiona-se sobre quando é que um portuense terá visitado pela última vez a Lello. "Os residentes do Porto também têm de aguardar na fila e pagar cinco euros?".
O artigo exemplifica ainda a "destruição" dos locais mais bonitos dos destinos turísticos com a "transformação em museus e parques temáticos" e a criação de "zonas para turistas, onde os moradores até podem trabalhar, mas certamente não vivem". E exemplifica: "os turistas sentam-se em restaurantes tradicionais desprovidos de moradores enquanto observam outros turistas". "Às vezes, realmente parece uma invasão turística. Eles vêm, ficam pouco tempo e depois vão embora, mas agem como se fossem donos das cidades que visitam".
A "Der Spiegel" conclui que "os residentes (...) são talvez os maiores perdedores" e em algumas cidades europeias já começam a sentir-se ameaçados pela invasão de turistas e como parecem estar a controlar tudo. Em Maiorca (Espanha) ativistas escreveram "vão para casa" em muitos locais frequentados por turistas. Em Palma até lhes atiraram excrementos de cavalo. Em Barcelona empurraram ciclistas em passeio e insultaram estrangeiros nos cafés. Na cidade de Veneza (Itália), autoproclamados piratas impediram a entrada de navios de cruzeiro no porto local.
"O turismo é um fenómeno que gera muitos lucros privados mas também muitas perdas sociais", defende Christian Laesser, professor de turismo na Universidade de St. Gallen, na Suíça.
Além disso, as infraestruturas do setor estão a sentir a pressão da massificação do turismo - estima-se que 670 milhões de pessoas tenham viajado na Europa no ano passado e só neste verão serão cerca de 200 milhões. A revista alemã aponta o caos nos aeroportos do país com cancelamentos de voos na ordem dos 146% na primeira metade do ano e 31% de atrasos registados.

Desassoreamento deixa a descoberto estrutura romana em praia de Espinho

Restos de madeira fossilizada que terão feito parte de um pesqueiro fixo, construído pelos romanos e datado de século II d.C., estão a descoberto na praia do Pau da Manobra, em Silvalde, Espinho.


O achado ocorreu depois da forte ondulação costeira que ali se fez sentir e que deixou visível restos desta estrutura que tinha já sido alvo de estudo em 1989.
"A forte erosão veio expor diversos blocos de turfa de cor negra e raízes de árvores, sem qualquer perigo para a saúde pública, e que na realidade são os vestígios de uma antiga estação arqueológica", explicou, ao JN, o arqueólogo Jorge Salvador.
O arqueólogo diz ter sido "surpreendido" pelos blocos de turfa que se encontram visíveis, "porque houve um desassoreamento muito grande". "O nível de areia baixou e voltou a pôr a descoberto os blocos de argila", adiantou.
Este local e respetivos achados eram era já conhecidos. O arqueólogo explica que uma missão arqueológica realizada em 1989 viria a determinar tratar-se de um complexo de armadilhas de pesca, depois de numa primeira abordagem se pensar que se trataria de uma antiga embarcação.
Num estudo inédito ao nível europeu, as amostras desta estrutura foram submetidas a análises laboratoriais por radiocarbono que revelaram tratar-se de estacas de madeira de carvalho do século II depois de Cristo, "pelo que foi possível documentar a prática da pesca em Paramos na época romana".
A praia do Pau da Manobra está disponível a banhos, depois de análises efetuadas pela autarquia confirmarem a necessária qualidade da água do mar.

Pedrinhas no Parque Natural Litoral Norte é transformado em estaleiro de obras

A existência de obras leva a fazer no Parque Litoral Norte, em Lugar das Pedrinhas estaleiro de obras.



Os montes de gravilha e de entulho, sem sinalização, despromovem o lugar de propositadamente?

2018/08/01

Junta de freguesia ESQUECE-SE de Pedrinhas

A União de juntas de freguesia de Apúlia e Fão, não disponibiliza contentores nem pontos de recolha de lixo em Pedrinhas.



Veraneantes, turistas, estrangeiros, proprietários e utentes, estão indignados pela atuação da junta.

Um utente afirmou:
"Já não é a primeira vez que isto acontece. A  junta esquece-se e o Parque Natural Litoral Norte fica uma lixeira, exposta aos olhos de todos. À dois anos atrás a recolha de resíduos sólidos era atrasada, mas nesta época balnear não há contentores, nem sacos do lixo.
Andaram a fazer limpeza do pinhal, na berma da estrada, por causa dos incêndios e ainda andam a fazer a ciclovia, depois falta o básico. ISTO É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA".

2018/07/30

Quercus denuncia obras danosas em Ofir

O presidente da associação denuncia ao SOL que as obras feitas na Praia de Ofir provocaram a destruição da restinga e poluíram o areal e o mar. E alerta: há um perigo real de a marginal inundar

O problema da falta de areia em Ofir não é novo - esta praia de Esposende, no distrito de Braga, já foi recorrentemente notícia no passado por essa razão. Mas agora volta a sê-lo, não devido ao problema, mas à solução que foi encontrada. A obra feita em 2014 pela Sociedade Polis Litoral Norte veio, afinal, criar mais problemas e pôr em causa a qualidade da praia, denuncia a Quercus ao SOL.

João Branco, presidente da associação, explica ao SOL que, se até à efetivação das obras a restinga (parte do mar em que a água tem pouco fundo) de Ofir não estava em causa, depois da intervenção da Sociedade Polis Litoral Norte, tudo mudou. «Uma parte substancial dessa restinga, que estava há séculos naquele local e era um dos sítios mais bonitos do litoral norte - por isso é que  foi classificado primeiro como área de paisagem protegida e, atualmente, como parque natural -, foi destruída pelo mar já depois das obras. As obras não foram feitas como deviam, nem sequer cumpriram o plano original da recuperação do litoral de Esposende», adianta João Branco. O desaparecimento dessa parte da restinga veio pôr em causa a segurança da cidade de Esposende e da sua marginal que, segundo o responsável, era protegida pela restinga. Como resultado, «a marginal poderá vir a ser inundada com as próximas marés vivas ou com temporais», alerta João Branco.
Mas a empreitada levada a cabo na Praia de Ofir teve outras consequências: «Fizeram uma reposição de areia que está cheia de terra. E portanto, atualmente, quando a pessoa está na praia de Ofir, está no meio da poeira, porque as pessoas ao caminharem ali estão sempre a levantar o pó da terra que está misturada na areia. Ou seja, no lugar do que antes era uma praia de areias brancas sem o mínimo de terra misturada, está uma areia de baixa qualidade que ali foi posta e que tirou imenso potencial à praia».


Questionada sobre a intervenção feita no local, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) explicou ao SOL que «o projeto desenvolvido pela Polis Litoral Norte contemplou a criação de um dique, bordejando a parte norte da restinga de Ofir, constituído por três fiadas em altura de geocilindros, no lado exterior e na ponta da restinga, e por duas fiadas, no lado interior. Os geocilindros são ‘contentores’ de forma cilíndrica, fabricados com mantas de material geossintético, que foram cheios com areia». Sobre a areia utilizada, a APA adianta que foi «dragada na barra do Cávado e parte final do seu canal de navegação», justificando que «os sedimentos utilizados foram previamente sujeitos a ensaios laboratoriais de caracterização físico-química, em cumprimento com a Portaria n.º 1450/2007, de 12 de novembro». Os resultados, diz a APA «indicaram que as amostras recolhidas inseriam-se na classe 1, que caracteriza o material dragado limpo, ou seja, que pode ser depositado no meio aquático ou reposto em locais sujeitos a erosão ou utilizado para alimentação de praias sem normas restritivas». Adiantam ainda que «relativamente à análise granulométrica e textural, verificou-se uma predominância de areia, com diâmetros das partículas entre 0,02 e 2mm».
Ao SOL a APA afirmou ainda que «a Polis Litoral Norte tem já iniciada a ‘Empreitada de alimentação artificial das praias adjacentes ao rio Cávado’ que contempla, para além de outras ações, o reforço dunar daquela praia com recurso a areias provenientes das dragagens de manutenção a realizar na barra e troço final do canal de navegação do Rio Cávado».


Pormenor do material dos geocilindros
Pode tudo ter sido feito de acordo com as imposições legais, mas certo é que, como diz João Branco, «a restinga acabou por ser destruída». Os geocilindros, aliás, «rebentaram, e o material dos geocilindros acabou por poluir o areal e o mar», acrescenta o responsável, que diz ter conhecimento de que essa situação está, entretanto, na base de um litígio entre a Sociedade Polis Litoral Norte e o empreiteiro da obra, uma vez que o material dos geocilindros não era o que estava previsto no caderno de encargos. Contactada pelo SOL, a Polis Litoral Norte não confirmou nem desmentiu a situação relatada pela Quercus, informando apenas que ...
«a direção técnica da Polis Litoral Norte encontra-se de férias até ao dia 15.08.2018, pelo que só a partir desta data será possível responder às questões».
Mais a sul, um problema semelhante
Alguns quilómetros mais abaixo no mapa do país, a Praia da Vagueira - enaltecida por um areal particularmente extenso - revela-se como mais um exemplo de uma praia onde a escassez de areia é mais evidente a cada ano que passa.
Ao SOL, o autarca da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, atribui o problema «à falta de trânsito sedimentar, provocado pelas barragens e também pelos molhes construídos, nomeadamente a extensão do molhe norte do Porto de Aveiro, que retêm as areias e as impedem de seguir o seu curso normal». Mas para o autarca a falta de investimento é o grande problema: «O maior problema da nossa costa foi a falta de investimento do Estado durante vários anos, conforme confirmou o Grupo de Trabalho para o Litoral, no seu relatório de 2015, que afirma que em 20 anos (até 2014) o investimento na proteção costeira totalizou 196 milhões de euros, ou seja, menos de 10 milhões de euros por ano. Felizmente, a partir de 2012 e apesar da crise que o país atravessou, esse paradigma foi alterado e o Governo da altura passou a apostar de forma concreta em medidas de adaptação às alterações climáticas».
A partir daí, destaca Silvério Regalado, várias intervenções foram levadas a cabo, tanto pela câmara, como pela APA e ainda pela Polis Litoral Ria de Aveiro. De momento, a autarquia aguarda «pelo projeto de alimentação do troço costeiro Costa Nova - Vagueira, com 2 milhões de metros cúbicos de areia, anunciados pelo Governo em 2016, incluído na estratégia de Proteção Costeira Litoral XXI».