INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/10/07

Paulo Inácio reconhece que deslocar habitações da orla costeira fica muito bem nas capas dos jornais, mas sem qualquer credibilidade na sua execução

Paulo Jorge Marques Inácio (PSD)
A cumprir o terceiro mandato como presidente da Câmara de Alcobaça, garante que "não será o município a defender a exploração de gás e petróleo".
Está a cumprir o terceiro e último mandato. Que marca quer deixar?
Uma das marcas que gostaria de deixar é a da recuperação financeira do município. Não pelo prazer de não ter dívidas, mas porque o equilíbrio financeiro permite-nos fazer obra, reduzir impostos, nomeadamente o IMI, e aplicar políticas sociais, como nunca houve em Alcobaça. Fomos dos primeiros municípios a universalizar, ainda antes da decisão do Governo, a gratuitidade dos manuais e dos materiais escolares para todas as crianças até ao 6.º ano e pretendemos ir mais longe. Temos uma política pujante de apoio à natalidade e ao arrendamento. E estamos a fazer obra. Vamos ter um extraordinário parque verde e estamos a concluir a carta escolar, com a construção dos centros escolares previstos. Num concelho pujante industrialmente, queremos fazer novas zonas industriais.
Revelou recentemente que serão necessários 6,5 milhões de euros para a primeira fase da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB). O município tem condições de fazer o investimento ou este só avançará com fundos comunitários?
Seria irresponsável abdicar daquilo que Alcobaça merece: os fundos comunitários para a ALEB. A breve prazo irão abrir avisos para novas zonas industrias. Estamos em condições de avançar com a candidatura e de apresentar o projecto de execução às entidades competentes. Quando ficará concluído o Parque Verde ? A obra ficará concluída no final deste mês, mas não me posso comprometer com uma data de inauguração e de abertura. Há pormenores a afinar. A relva precisa de tempo até poder ser pisada e a parte das estufas, que será uma componente inovadora do projecto, carece de afinação do conceito.
Registaram-se, nos últimos tempos, várias descargas de suinicultura que se fizeram sentir na cidade. Não é um bom cartão de visita para um concelho que se quer afirmar na área do turismo.
É, de facto, uma situação preocupante. Alcobaça vai afirmar-se pela sua paisagem, pela sua diferenciação em termos de produtos autóctones e pelo ambiente. Esta estratégia não é compaginável com este problema, que é de todos. Não há câmara ou governo que consiga resolver estas questões ambientais sem articulação com as entidades fiscalizadoras, com a justiça e com uma mudança da mentalidade empresarial. A ciência vai ter também de nos ajudar.
Qual a posição da Câmara de Alcobaça em relação à prospecção de gás e petróleo no concelho com recurso à técnica de fracking, muito contestada pelos impactos ambientais associados?
Como disse, a nossa aposta é na diferenciação do território e do ambiente. Pelo que, não será o Município a defender a exploração de gás e patróleo. Contudo, como entendo que tem de haver racionalidade nas decisões, devemos aguardar pelo estudo ambiental para nos pronunciarmos. A garantia da empresa é que não vão usar o fracking, que é muito problemático em termos de contaminação dos lençóis freáticos.
O litoral de Alcobaça apresenta vários problemas. Não podendo apagar os erros do passado, há correcções que podem ser feitas?
O município aprovou, recentemente, medidas preventivas para São Martinho do Porto, para evitar algumas aberrações que eram permitidas pelo PDM. Já se cometeram erros. Importa evitar que se cometam mais. Mas o Estado dá sinais desconcertantes. Publica um POOC [Plano de Ordenamento da Orla Costeira] a dizer que haverá necessidade de deslocalizar habitações, face ao avanço do mar. Mas não há cálculos financeiros do impacto da medida ou fundos atribuídos. É uma intenção que fica muito bem em capas de jornais, mas sem qualquer credibilidade porque não tem sujacente um plano para a executar.
O Governo está a negociar com os municípios a descentralização de competências. No caso de Alcobaça, até onde está a Câmara disposta a ir?
A Lei obriga-nos a aceitar todas as competências até 2021. Isto não é um processo de descentralização. O que se quer passar é trabalho burocrático. O que estamos a falar, basicamente, é de as câmaras pagarem o ordenado aos funcionários dos centros de saúde ou das escolas e fazerem a manutenção das instalações. Isto é brincar com os municípios. A questão das instalações não se resolve transferindo a competência para as autarquias. Resolve-se dando mais autonomia aos decisores que estão nos agrupamentos de escolas ou nos centros de saúde. Reforma seria o município ter a possibilidade de definir o horário dos centros de saúde, em articulação com os médicos e até poder contratar mais profissionais, para alargar o horário. Isto é uma câmara a assumir responsabilidades perante a sua população. Por que é que os transportes escolares não são organizados pelas escolas? O que temos tido é uma descentralização burocrática, de amanuense. Precisamos de uma nova geração de autarcas que identifique este ridículo e reivindique outra descentralização. Em Alcobaça vamos aceitar, em primeiro lugar, a parte da saúde, porque temos infraestruturas novas. Iremos depois receber a educação porque somos obrigados. Este processo de descentralização foi uma oportunidade perdida.

2018/10/03

Sebastião Teixeira novamente substituído por José Pacheco, desta vez na APA Algarve

José Pacheco já tinha sido o escolhido pelo Governo para substituir Sebastião Teixeira quando este se demitiu da presidência da Sociedade Polis Ria Formosa


João Pacheco - Novo Diretor da APA Algarve

Sebastião Teixeira já não é o diretor da delegação do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente. O até à passada sexta-feira responsável por esta entidade, a nível regional, apresentou a sua demissão e já foi substituído por José Pacheco, arquiteto paisagista, que já havia sido o escolhido para ocupar o lugar deixado vago por Sebastião Teixeira na Sociedade Polis Ria Formosa.

O Governo optou, mais uma vez, por fazer suceder, ao interventivo e muitas vezes contestado Sebastião Teixeira, um técnico com um perfil bem mais discreto. José Pacheco, ao contrário do seu antecessor, foge aos holofotes e dificilmente é visto no terreno.

Também ao nível da comunicação há grandes diferenças. Enquanto o anterior responsável pela APA Algarve se mostrava quase sempre disponível para esclarecer publicamente questões relacionadas com a Sociedade Polis e com o ambiente, José Pacheco – que já foi diretor do Parque Natural da Ria Formosa – tem-se mostrado pouco aberto a falar para os microfones, pelo menos enquanto presidente da Polis Litoral Ria Formosa.

A frontalidade e, principalmente, a sua irredutibilidade no polémico processo das demolições nas ilhas-barreira, valeram a Sebastião Teixeira alguns inimigos de peso, nomeadamente os ilhéus da Culatra, da Praia de Faro e dos ilhotes da Ria Formosa, mas também o presidente da Câmara de Olhão, que avançou com uma providência cautelar para tentar parar o derrube de casas, à semelhança do que fizeram muitos dos proprietários de edificações nas ilhas.

Pouco tempo depois da entrada do atual Governo PS, Sebastião Teixeira apresentou a sua demissão enquanto presidente da Polis, por se sentir desautorizado pelo ministro do Ambiente João Matos Fernandes no processo de tomada de posse administrativa de casas a demolir.

Na sua carta de demissão, que o Sul Informação divulgou na altura, o presidente demissionário da Polis acusava a tutela de «causar graves prejuízos ao erário público» ao adiar o processo, acrescentando que a decisão do ministro do Ambiente significava, na prática, «paralisar, ou mesmo inviabilizar, o processo de renaturalização legalmente cometido a esta Sociedade».

Sebastião Teixeira

Saiu Sebastião Teixeira, entrou José Pacheco e as críticas à Sociedade Polis e à sua atuação baixaram, e muito, de tom. Até porque o posicionamento do Governo se alterou e o número de casas a demolir acabou por ser bem mais limitado do que estava inicialmente previsto.
Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, contactado pelo Sul Informação, não quis comentar esta dança de cadeiras, até porque se trata de uma área na qual a entidade que junta as 16 Câmaras do Algarve não tem competência.
Ainda assim, e na condição de presidente da Câmara de Tavira, enalteceu «o trabalho feito por Sebastião Teixeira», desejando «a melhor sorte» ao seu sucessor.
Já José Carlos Barros, deputado do PSD eleito pelo Algarve e antigo diretor do PNRF, não quis falar em nomes, mas considerou que a saída de Sebastião Teixeira, para dar lugar a José Pacheco, tem, «obviamente, significado do ponto de vista político».
Na visão do parlamentar social-democrata, este é mais um sinal daquilo que considera ser «a falta de visão estratégica do Governo», na área do Ambiente, pelo que tem «dificuldade em associar isto a pessoas».
«Não tem havido qualquer atuação estratégica deste Governo, na área do Ambiente, no Algarve. Por vezes, parece que desistiram», acusou. «Nesta legislatura, aqui na região, temos ouvido falar no ambiente sempre pela negativa», reforçou, em declarações ao Sul Informação.
José António Pacheco, o atual presidente da Comissão Liquidatária da Sociedade Polis Ria Formosa, é arquiteto paisagista de formação, técnico superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e foi  diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (e, por inerência, do PNRF).
Tanto quanto o Sul Informação apurou, Sebastião Teixeira, geólogo de formação, manter-se-á na APA, como técnico superior.

2018/09/29

Parlamento pede ao Governo que alargue apoios aos pescadores de Esposende

O parlamento aprovou ontem projetos de resolução do BE e do PCP que prevêem o alargamento do período máximo de apoio do fundo de compensação salarial para os profissionais da pesca de Esposende.


Os dois projetos, que apenas mereceram a abstenção do PAN, ressalvam que o alargamento dos apoios deve ser estendido a outras localidades onde se verifiquem situações semelhantes à de Esposende.
Na exposição de motivos do seu projeto de resolução -- uma recomendação ao Governo, sem força de lei --, o Bloco salienta que a obra experimental realizada na barra de Esposende, no âmbito do Plano Estratégico da Polis Litoral Norte, "revelou-se ineficaz" e tem impedido a saída de embarcações para o mar.
"Por causa da falta de condições de segurança, os profissionais da pesca de Esposende estão, desde o início deste ano, impedidos de sair para a faina, não obtendo, por isso, qualquer tipo de rendimento", aponta o texto do BE.
Por essa razão, o Bloco recomenda ao Governo que determine, no âmbito do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, que os pescadores de Esposende e demais localidades onde situações similares se verifiquem, "possam aceder a um período mais alargado de compensações, o mais próximo possível da totalidade dos dias que estiveram impedidos de sair para o mar".
Na mesma linha, o texto do PCP salienta que "a falta de condições da barra em Esposende e o permanente assoreamento impedem o exercício da atividade profissional da pesca no concelho de Esposende".
Para minimizar essa situação, o PCP recomenda ao Governo que proceda ao alargamento do pagamento do período de compensação salarial de 60 para 90 dias à comunidade piscatória do concelho de Esposende e às demais comunidades de diversas zonas do país que, por falta de condições de segurança do mar, barras, portinhos ou praias foram impedidas de operar durante muitos dias, nalguns casos, meses.
Por outro lado, os comunistas pedem ao executivo que "conclua todas as diligências necessárias, incluindo a publicação do despacho, para proceder ao pagamento de imediato do fundo de compensação aos pescadores", e mobilize os recursos financeiros para garantir a melhoria das condições da Barra de Esposende.

2018/09/27

Inquérito/Energia: Concessão das barragens à EDP não salvaguardou o interesse público - Orlando Borges

Lisboa, 26 set (Lusa)- O antigo presidente do extinto Instituto Nacional da Água Orlando Borges afirmou hoje no parlamento que o ministro da Economia Manuel Pinho liderou o processo de extensão das concessões das barragens à EDP, que não salvaguardou o interesse público. 


"Estas prorrogações foram feitas com base em dois estudos, que desconheço quem os encomendou, quem os pagou, mas era o Ministério da Economia [Manuel Pinho] que liderava este processo, quando era uma concessão da responsabilidade do ministro do Ambiente [Francisco Nunes Correia], que teve dificuldade em receber esses estudos, apesar de ter sido autor de um despacho em que estava de acordo com a contrapartida paga", afirmou Orlando Borges, que está a ser ouvido no parlamento.

O atual presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) explicou aos deputados que na altura escreveu ao ministro Nunes Correia, a quem reportava, a dizer que estava "em causa o interesse público", propondo que "fosse adjudicado o trabalho a uma jurista da Universidade de Coimbra para afetação correta dos bens do domínio público".

"Não estou a dizer nada aqui que não tenha dito por escrito ao meu ministro, nunca tive 'feedback' [resposta] sobre esta matéria", realçou, adiantando que na fase final do processo - de elaboração dos contratos de concessão, exigiu a intervenção do Ministério das Finanças, por estar em curso mais uma etapa de privatização da elétrica, o que permitiu salvar "alguns 'anéis' daquilo que era uma situação que já não tinha retorno".

Em resposta ao deputado do CDS-PP Hélder Amaral, Orlando Borges vincou que "a REN e a EDP fizeram o trabalho que lhes competia. Quem não estava à altura de salvaguardar o interesse público eram os organismos do Estado, salvo seja, os ministros ou o governo. Existe uma responsabilidade política clara sobre esta matéria".

"Se estivesse do lado da EDP faria rigorosamente todo o trabalho e todas as propostas que fizeram para tirar mais-valias para os seus acionistas", acrescentou, referindo que não faz "qualquer consideração de natureza pressionante da parte destas entidades".

 Na intervenção hoje na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas, Orlando Borges destacou a posição recente da Comissão Europeia sobre a decisão tomada em 2007 de estender 27 contratos de concessões hidroelétricas a favor da EDP, sobretudo a ausência de concurso público, um dos aspetos mais criticados no parecer do Instituto Nacional da Água.

Numa carta do diretor-geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME, Lowri Evans, datada de 12 de julho, a que a Lusa teve acesso, é chamada a atenção para "uma questão de direito europeu em matéria de contratação pública relativa à extensão dos contratos das concessões hidroelétricas portuguesas", e pedidos esclarecimentos ao Governo até ao final de setembro.

Em 24 de julho, em audição na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas na energia, o ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) Vítor Santos defendeu que "seria obrigatório" ter havido um concurso público aquando do processo de extensão da concessão do domínio público hídrico.

 Vítor Santos, que esteve dez anos à frente do regulador do setor da energia, desde 2006, considerou que "não era impossível fazer aquilo que foi feito pelo Governo na altura, mas a ser feito era necessário que tivesse existido um concurso público".

Já o ex-ministro da Economia Manuel Pinho disse que a extensão da concessão das barragens à EDP "estava tudo nos contratos de cessação dos CAE [custos de aquisição de energia]".


"Eu herdo a parte final da execução. A conceção, aprovação e pedidos de autorização foram feitos por governo anterior", acrescentou no parlamento o antigo ministro.

2018/09/20

José Penedos diz que extensão do domínio hídrico prejudicou o interesse nacional

Antigo presidente da REN considera que a EDP tinha em 2007 um problema de rentabilidade e que a renovação das concessões das barragens foram parte da solução 


José Penedos, antigo presidente da REN, considera que a extensão do domínio público hídrico à EDP, em 2007, foi contra o interesse público e ajudou a melhorar a rentabilidade da EDP.
"A EDP tem um problema de rentabilidade interna. Não me admira que ela de vez em quando vá à procura de soluções para melhorar a sua rentabilidade. É aí que eu insiro a questão do domínio hídrico. A EDP foi à procura de uma solução para melhorar a sua rentabilidade", afirmou José Penedos na comissão parlamentar de inquérito sobre as rendas da energia, onde também já recusou quaisquer responsabilidades nas rendas de energia.
Penedos, que foi presidente da REN entre 2001 e 2009, disse ainda que "a extensão do domínio hídrico, da maneira como foi feita, era contra o interesse nacional".
Recorde-se que a extensão das concessões das barragens, em 2007, veio prolongar o prazo de utilização pela EDP de mais de duas dezenas de barragens, tendo isso sido acordado com o Estado, sem concurso.



A EDP pagou uma contrapartida de 759 milhões de euros por essa extensão, havendo dúvidas de que esse valor tenha sido adequado, já que a REN tinha avaliado aqueles ativos hídricos em 1,67 mil milhões de euros.
A EDP vem argumentando que os 759 milhões pagos resultaram de avaliações independentes da Caixa BI e do Credit Suisse e têm em conta que o acordo firmado em 2007 implicou que a EDP prescindisse de receber o valor residual dos ativos no término das concessões.
Alguns dos especialistas já ouvidos na comissão de inquérito sublinharam também que a ausência de concurso público, que está ainda a ser analisada pela Comissão Europeia, será uma falsa questão, atendendo a que o quadro legal relativo às concessões hídricas implicava que em caso de mudança de concessionário o novo operador teria de reequipar as centrais hidroeléctricas, ou seja, apenas herdaria as infraestruturas de betão das barragens. 

2018/09/18

Casa em perigo de derrocada na zona de Cedovém



A Vila de Apúlia, onde foi notícia no passado dia 6 de janeiro, pelo fogo urbano, que destruiu por completo uma loja de frutas e legumes, também chama a atenção pela eminente derrocada de uma habitação na zona de Cedovém, na sequência da agitação marítima das últimas semanas.

No primeiro caso, e segundo o Esposende 24, numa reportagem de Nuno Cerqueira, o alerta do incêndio na loja de frutas e legumes, situada no lugar de Areia, terá sido dado pelas 6h00 do sábado passado, ao qual acorreram os Bombeiros Voluntários de Fão, que controlaram o sinistro, mas já com o estabelecimento completamente destruído. 

O alerta desta habitação, foi dado pelo "Apúlia Atenta", a quem este registo fotográfico feito esta semana e reclamando uma intervenção das autoridades. Com maiores ou menores razões das suas intervenções, estes apontamentos parece-nos aqui e acolá importantes para o alerta de várias situações que podem surgir na vila apuliense, como noutras freguesias ao qual os cidadãos devem estar atentos e alerta, alertando desta forma quem de direito. 

2018/09/16

UMA DAS CAUSAS DA EROSÃO DA COSTA LITORAL PORTUGUESA SÃO AS BARRAGENS


2018/09/04

Caíram de um bote de borracha e foram resgatados pela Polícia Marítima em Apúlia

Quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.



Cinco indivíduos foram ontem salvos depois de terem caído ao mar, no concelho de Esposende, quando seguiam num bote de borracha. Quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.

A situação ocorreu em Apúlia, na zona “das Pedrinhas” quando um grupo de veraneantes se lançou ao mar num bote de borracha de pequenas dimensões.

A embarcação terá cedido ao peso, sendo que os indivíduos ficaram em apuros, pois não estavam conseguir alcançar a costa.
Segundo fonte da Polícia Marítima, os indivíduos foram resgatados com vida e retirados da água.
Os Bombeiros Voluntários de Fão socorreram as vítimas, já em terra, sendo que quatro tiveram que receber tratamento hospitalar.
«São ferimentos ligeiros e foram encaminhados para o Hospital de Barcelos», disse ao Diário do Minho o comandante dos BVF, João Morais.

PLANO A - O MELHOR PLANO PARA A APÚLIA - ESPOSENDE

Após várias presentações do Plano A à comunidade e Entidades Oficiais, como a POLIS LITORAL NORTE (Projeto aprovado pela maioria de proprietários de Cedovém e Pedrinhas), e tendo sido já feito o lançamento do PLANO A na junta de freguesia de Apúlia, o Blogue "Pedrinhas & Cedovém" vem mostrar algumas peças desenhas desse Plano.

PLANO A













PLANO A é um Plano realizado por um conjunto de proprietários do Lugar-de-Pedrinhas e Cedovém.

O PLANO A é um Plano Alternativo ao Plano estratégico de qualificação que se pretende implementar para Pedrinhas e Cedovém.

PLANO A é um Plano de Ação que vai em encontro de todos os itens que foram levantados e apresenta-se como oposição ao Plano que já vem da de Execução da POLIS que é a demolição.

PLANO A é um Plano que qualifica, aplica e executa os objectivos de desenvolvimento turístico, económico e social dos dois lugares.

PLANO A é um plano que valoriza a curto, médio e longo prazo o Lugar-de-Pedrinhas e Cedovém e cria realmente um território de Excelência com História, para os presentes e futuras gerações.

PLANO A é o mais económico


ENQUADRAMENTO DOS OBJETIVOS DO PLANO ESTRATÉGICO




O Blogue de Pedrinhas & Cedovém, lembra que todas as construções estão implantadas no Aforamento e Remissão, que os antepassados dos proprietários compraram à Casa de Bragança, em 1877

Este Aforamento deu o Aforo a estes homens, que no dicionário de língua Portuguesa da Porto Editora diz "autorizar"; "abonar" e "implantar".


Blogue Pedrinhas & Cedovém

2018/09/02

Esposende tenta evitar demolições de restaurantes na Apúlia

Apesar das notificações enviadas aos restaurantes de Cedovém e de Pedrinhas sobre a sua possível demolição, o autarca de Esposende procura um entendimento com os comerciantes


Sete edifícios baixos amontoam-se junto à praia, de costas para o mar, numa extensão que não vai muito além dos 100 metros. Todos eles são restaurantes nas zonas de Cedovém e de Pedrinhas, a norte dos moinhos da Apúlia, e, nalguns casos pelo menos, já contam décadas a servir refeições. No decurso do mês de Agosto, os estabelecimentos confrontaram-se com um problema que não é inédito: foram notificados sobre a eventual demolição dos edifícios onde funcionam. Um destino que o município admite tentar impedir.

Na sequência dos avisos, os proprietários dos restaurantes reuniram-se um a um com a Câmara Municipal de Esposende, até ontem. No rescaldo dos encontros, o autarca, Benjamim Pereira, revelou que “já está a ser protocolada com a Agência Portuguesa do Ambiente a legitimação de um projecto de requalificação” que possa ser conduzido pelo município, apesar daquele território ser também supervisionado pela APA, pela Comissão de Coordenação do Norte (CCDR-N) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). 

Perante a eventual intervenção do município, os proprietários mostraram-se disponíveis para colaborar na transformação urbana daquela zona, acrescentou o responsável. “As reuniões correram muito bem. Estamos numa base total de cooperação. Eles estão disponíveis para colaborar com o projecto”, disse.As notificações, explicou Benjamim Pereira, dirigiram-se a edifícios de “base ilegal”, apesar dos estabelecimentos, regra geral, estarem legais.

A ilegalidade tem a ver com a origem das construções, com registos dos terrenos e alvarás sem licenças”, acrescentou. Nesse sentido, a autarquia viu-se forçada, à luz do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE), a dar nota da possível demolição, embora essa solução seja, para já, uma entre outras possibilidades.

A requalificação preconizada pela Câmara de Esposende envolve a “salvaguarda da economia local”, nomeadamente os restaurantes e os núcleos de pesca, e também o realojamento das cerca de dez famílias que habitam nalgumas das 200 edificações ilegais junto à praia, naquela zona. Já o presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, antecipou que essas habitações “terão de ser legalizadas ou demolidas”. A demolição dos restaurantes, no entanto, não lhe passa pela cabeça.

A recuperação de Cedovém não implica o desaparecimento dos restaurantes, mas sim dotá-los de melhores condições”, explicou. Para o autarca, a Apúlia precisa desses restaurantes e do peixe que eles colocam na mesa, apreciado durante todo o ano. “A Apúlia não atrai só pessoas no verão, mas também nos fins-de-semana ao longo do ano, porque o pescado é de muita qualidade e a forma como é cozinhado também”, disse.

O responsável referiu ainda que a construção do troço de ecovia entre Esposende e Apúlia, que, segundo o programa Polis Litoral Norte, contempla aquela zona “pode aumentar a dinâmica comercial da própria Apúlia”. Essa rota vai permitir a ligação ciclável da Apúlia a Viana do Castelo e a Caminha, mas, segundo Benjamim Pereira, não é a causa que motiva a requalificação de Cedovém.

2018/09/01

Câmara de Esposende quer encerrar restaurantes e demolir mais de 200 construções ilegais na Apúlia



A Câmara Municipal de Esposende quer investir na requalificação da zona de Cedovém, na Apúlia. A operação envolve o encerramento de alguns dos restaurantes locais bem como a demolição de mais de 200 construções ilegais.

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