INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/05/08

11,6 milhões de euros, será canalizado para o reordenamento e qualificação da Frente Marítima de Pedrinhas e Cedovém, em Apúlia


«ESPOSENDE – No âmbito do programa Polis Litoral Norte, vão ser investidos em Esposende 26 milhões de euros, estando já assegurado o financiamento de 14 milhões, revelou o Presidente da Sociedade Polis Litoral Norte, Pimenta Machado, na sessão de apresentação das intervenções no concelho, que decorreu, ontem, 6 de Maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
O Presidente da Câmara Municipal saudou a vasta plateia presente, considerando que expressa o interesse da população pelo programa Polis Litoral Norte, que canaliza um significativo investimento para o concelho. Benjamim Pereira lembrou que o Município contraiu, em 2010, um empréstimo de 2,6 milhões de euros para integrar a Sociedade Polis Litoral Norte, para não perder a oportunidade de concretizar um conjunto de intervenções na zona costeira, que vão contribuir para o desenvolvimento e valorização do concelho. O Autarca realçou que, apesar das dificuldades resultantes da atual conjuntura, o Município não abrandou o investimento, mantendo uma situação financeira perfeitamente estabilizada, e deixou a garantia de que a Câmara Municipal tentará captar fundos do próximo quadro comunitário de apoio para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento do concelho, com particular enfoque para a área económica.
O maior investimento, 11,6 milhões de euros, será canalizado para o Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima de Pedrinhas e Cedovém, em Apúlia. O projeto inicial previa a demolição de todas as construções existentes, contudo o Presidente da Câmara Municipal clarificou que o processo está a ser reavaliado, até porque se perspetiva a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POC), admitindo a possibilidade de manter algumas moradias que detenham valor arquitetónico e até alguns dos restaurantes existentes, por constituírem uma mais valia para a economia local. O Autarca afirmou a sua determinação em resolver um problema que se arrasta há muitos anos, assegurando que não lhe falta “coragem política”, e garantiu que “a Câmara Municipal só apoiará soluções partilhadas e discutidas por todos”, garantindo, assim, a discussão pública de todo o processo.»

Sem comentários: