INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/06/17

Festa da sardinha no próximo fim-de-semana em Cedovém - Esposende - Portugal - Europa


No próximo fim-de-semana decorre a terceira edição da Festa da Sardinha em Cedovém, na Apúlia. Trata-se de um evento gastronómico que se iniciará no dia 21 e se prolongará até dia 24 de Junho e em que a Sardinha será rainha. Pretende-se com este acontecimento valorizar e identificar Cedovém e por conseguinte Apúlia como zona de excelência para o consumo de peixe fresco. Os quatros dias do evento, em que as zonas da restauração passarão para a via publica, serão animados por musica ao vivo e actuações do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia e da Marcha Luminosa do Senhor Bom Jesus de Fão. São seis os Restaurantes da zona de Cedovém que participam nesta iniciativa apoiada pela Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão.


Depois ou antes da gastronomia poderão ver os barcos de pedra, que são as casasbarco mais antigas do Mundo Ocidental, e até ir à praia, mas com cuidado, pois agora existem falésias. Com a construção dos esporões pelas entidades competentes e com este inverno rigoroso, desmoronou-se o enroncamento de proteção da costa, o que resultou uma enorme erosão da costa litoral . A base da duna foi "comida", e  surgiu uma falésia escarpada instável, onde a probabilidade de desmoronamento é enorme.

Fica aqui registado o alerta



Sem comentários: