INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2014/06/25

Paulo Lemos garante que obras na praia de Ofir ficam concluídas na sexta-feira


O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, assegurou hoje que as primeiras obras na praia de Ofir, em Esposende, para criar condições mínimas para a época balnear estarão concluídas na sexta-feira.
"A informação que eu tenho é que as obras em Ofir acabam na sexta-feira", disse Paulo Lemos, em Caminha, onde visitou as intervenções na praia de Moledo e em Vila Praia de Âncora.
Fustigada pelo mau tempo do último inverno, a praia de Ofir, mesmo junto às três torres de apartamentos, ficou praticamente sem areal, além de o passadiço de acesso ter sido destruído.
As obras em curso passam pela criação de um acesso provisório e pela ripagem das areias, reconstituindo assim parte do areal que o mar engoliu.
Neste momento, e apesar de a época balnear ter começado a 15 de junho, a praia, entre o molhe sul e a torre mais a norte, está fechada para obras, com o areal preenchido por máquinas e camiões, uma situação que já motivou protestos de concessionários e veraneantes.
Para reforço do sistema dunar e proteção da linha de costa da praia, onde se situam as três torres de apartamentos, vão ser investidos 1,2 milhões de euros.
Segundo a sociedade Polis Litoral Norte, "a obra mais pesada será feita a partir de setembro", depois de terminada a época balnear.

No último inverno, aquelas três torres, com um total de cerca de 200 apartamentos, foram ameaçadas pelas marés vivas, já que a água ficou a escassos metros de distância.
A praia de Ofir foi contemplada com a bandeira azul da Europa, mas, para já, o mastro continua vazio, à espera que estejam reunidas as condições para hastear aquele galardão.

Sem comentários: