INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/10/24

APÚLIA, ou Pulha, vulgarmente chamado Pulha, ou Couto da Pulha



MDCCXLVII
1747

«APÚLIA, ou Pulha, vulgarmente chamado Pulha, ou Couto da Pulha, nome corrupto de Apúlia, ao que se entende, posto pelos Romanos quando habitaram as Espanias, em memória da sua Apúlia, Província no Reino de Nápoles. Couto na Província de Entre Douro e Minho, Arcebispado, Comarca, Ouvidora, e Termo da Cidade de Braga. E este Couto dos Arcebispos: consta de duzentos fogos. Todo o seu terreno, é uma planície bem assentada, sem monte algum, ou arvoredo que sirva de embaraço à vista. Está situado, pela parte do Norte, no limite do Lugar de S. Paio de Fão: do Nascente no limite da Freguesia do Salvador de Fonte-Boa: do Sul parte com terra da Sereníssima Casa de Bragança: e do Poente com a praia do mar. Tem este Couto um ramo, que se chama o Couto de Bacar; está dentro no limite da Vila de Barcelos, desviado deste Couto de Apúlia meia légua para a parte do Nascente. A povoação das casas deste Couto, estão no meio, do distrito para a parte do Norte, arruadas do Norte ao Sul.


(Legião Romana - séc. I)

A Paroquia está fora do povo para a parte do Sul, junto de um grande areal: na Capela mor está o Sacrário: tem dois Altares colaterais da parte do Norte, um de Nossa Senhora do Rosário, e outro a Imagem de Cristo no passo do Este Homem, e da parte do Sul tem outros dois colaterais, um é do Santíssimo Nome de Jesus, de S. Sebastião, e de Santo António, e o outro é do Senhor Crucificado.



Tem esta Freguesia dois Lugares, Chamados um Paredes, desviado da povoação desta Freguesia para a parte do Nascente: e outro de S. Bento de Crias para a mesma parte, desviado também do povoado pouca distância. Junto às casas, para a parte do Norte, tem uma Capela mor, em cujo Altar está S. Bento, e no colateral da mesma parte Santa Quitéria,  e da parte do Sul S. José. Não lhe acodem romeiros no discurso do ano. e só nos seus dias são visitados de algumas pessoas dos Lugares circunvizinhos com procissões.


(Sargaceiros)

Os frutos deste Couto são; milho grosso, trigo, linho galego, e abundância de alhos.

O Pároco é Reitor, apresentado pela Câmara, e Mesa Episcopal da Cidade de Braga.  Os dízimos do dito Couto andam repartidos em três, uma pertence à Mitra, outro aos Cónegos da Sé de Braga, e a outra ao Reitor desta Freguesia, que lhe renderá num ano para o outro trezentos mil réis.

Governa-se por um Juiz ordinário, que também o é dos Órfãos, com dois Vereadores, Procurador, e Meirinho, que serve de Porteiro, eleição trienal do povo por pelouro, a que preside o Ouvidor do Arcebispado: tem um Escrivão, que serve em tudo, data do Arcebispo. Tem numa companhia anexa às mais Coutos, e consta de cento e cinquenta vizinhos.


(Carta da Marinha - recifes em frente a Esposende 1913)

Batem aqui fortemente os ventos, por esta terra desamparada de abrigos; e por ficar à beira-mar, está todo o terreno, a não lhe acudir a diligencia dos moradores, valendo-se para esse intento de leves paus entrelaçados uns nuns outros; junto às praias do mar, a sepultaram as areias, e lhe foi preciso fazer outra no lugar, em que hoje se acha.


(Recifes em frente a GRANADOIRO Frade atual Lugar Pedrinhas & Cedo Bem - 1913)

Há aqui uma celebre lagoa, que terá de comprido perto de mil passos. Cria esta muita cana delgada, que sobem do fundo; mas num campo revestido de erva; e ao perto se vê que são canas, e muita tábua. Tem no meio um torrão, que parece estar separado do restante da terra, e andar boiando sobre as águas: ao perto dele há grande altura de água, e não produz coisa verde. Toda em roda é cercado de uma casta de árvores, a que chamam oleiros, e o seu fruto são olas de feitio de maçãs, coisa brava. Concorre para aqui, como sitio abrigado, muita quantidade de caça de arribação, com são; aves reais galeirões, rabiscoelhas, e estorninhos sem conto. São as águas encharcadas desta lagoa de grande prejuízo aos campos vizinhos, que por esta causa não podem ser semeados com grande perda dos lavradores. Nas terras por aqui à falta de madeiras, no que experimentam além da destreza, grandíssimo trabalho os moradores em ordem a conduzir-las, e lhe servirem de muros contra as áreas, que o mar lhe lança nos campos, as quais, como já dissemos, têm perdido muita parte deles. 


(Facho e Capela da Bonança construída numa construção oval igual às das Pedrinhas)

Na praia do mar se acende um facho, porque como tem muitas enseadas, por elas desembarcam os piratas, e são continuas as moléstias, que fazem aos moradores. à ordem do Capitão estão os povos desta Freguesia obrigados a fazer sentinela de noite, e de dia, e guardar o facho, para o que se lhe dão armas, pólvora, e bala, com que defenderão, e impeçam o desembarque ao inimigo, o qual antes desta prevenção faltava em terra, e muito a seu salvo fazia presa no que achava, ou pobre gado, ou gente. Não obstante a perda que lhe dá o mar com áreas, lá lho compensa com muito sargaço, de que se valem para adubar , e estercar as terras: tiram-no quando o mar anda bravo; porque então é que o arranca do fundo, e o vão buscar entrando por dentro dele com água até ao pescoço. Cria esta lagoa muito peixe, e todo ele de bom gosto, como são, linguados, rodovalhos, robalos relhos, e polvos. Por aqui vão vestigios de uma vala, e dizem que era um esteiro, em que entrava o mar, pelo qual se conduzia em barcos aos navios o ouro das minas da terra que se tirava.»


(Isenção de taxas e licenças para a apanha do sargaço)



Sem comentários: