INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2018/10/18

Barco Viking encontrado junto a autoestrada norueguesa


Um grupo de arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU, na sigla em inglês) descobriu um barco de vikings no sudeste da Noruega, diz o site do instituto.

Com a ajuda de um potente radar de penetração no solo, cientistas encontraram um barco enterrado a cerca de 50 centímetros de profundidade em um túmulo viking.


"No meio da sepultura descobrimos algo que é chamado de anomalia, algo que se distingue do resto e que claramente tem a forma e o tamanho de um barco viking", disse o arqueólogo Knut Paasche, pesquisador do NIKU, citado pela agência AFP



Ainda não está claro em que estado se encontra o barco, porque os cientistas descartaram a hipótese de uma escavação nesta época do ano. Porém, a silhueta de 20 metros de comprimento do achado sinaliza que poderia ser a maior embarcação desta época encontrada na Noruega. Os dados do radar também indicam que a parte inferior do navio permaneceu bem preservada.


Apenas três navios em boas condições foram descobertos na Noruega até hoje. O barco Oseberg, foi o último encontrado em 1903. Todas as embarcações estão agora expostas em um museu perto da capital norueguesa, Oslo.


Cientistas do NIKU acreditam que isso irá ajudá-los a fazer mais descobertas sobre as expedições realizadas pelos vikings durante a Idade Média, mas ainda precisam de mais provas para explicar como eram estes barcos e como eles navegavam.


VER BARCOS DE PEDRA - LUGAR DAS PEDRINHAS


Sem comentários: