INTRODUÇÃO

Pedrinhas e Cedovém são dois Lugares à beira mar, situados entre Ofir e a Apúlia, no concelho de Esposende - PORTUGAL.
Localizam-se num lugar calmo em cima do areal, onde pode almoçar e jantar com uma gastronomia típica local e poder usufruir de uma paisagem natural marítima Atlântica a uma temperatura do Litoral do Sul da Europa. Os caminhos e os percursos de acesso ainda se encontram em areia e criam uma composição que conjuga de forma perfeita entre a topografia e época das construções, o que dá um cunho único ao Lugar. Se estivermos acompanhados com alguém especial, imediatamente nos apaixonamos e nunca mais conseguimos cortar o "cordão umbilical" com este LUGAR cheio de magia e de uma beleza natural única.

2019/10/16

A FINAL O DERRAMAMENTO DO ÓLEO NÃO É NO NORDESTE DO BRASIL, É EM PORTUGAL, MATOSINHOS NO PORTO DE LEIXÕES

Um vídeo que circula pelas redes sociais, diz ter encontrado o responsável pelo despejo de petróleo nas praias dos nove estados do Nordeste no Brasil, na semana passada. As imagens mostram um grande barco expelindo um material escuro no meio do mar, enquanto algumas crianças vêem a situação da praia.




Afinal este filme não foi realizado no Brasil. As noticias vêem agora dizer que não são petróleo, será que o navio não está expelindo petróleo ou qualquer substância química no mar? A substancia é mesmo preta. Será mesmo um processo de dragagem de areias? Com certeza terra cheia de crude e óleo! Será que nos querem enganar? mesmo vendo como os nossos próprios olhos? a verdade é que os detritos são pretos e areia não tem esta cor: Quando se remove uma camada sedimentos do fundo do oceano para alterar a profundidade de um canal de navegação. É sem dúvida, de uma embarcação de dragagem, especificamente uma draga autotransportadora de sucção e arrasto chamada Trailing Suction Hopper Dredge", succão que também tem a capacidade de recolher crude.



Com mais de 215 mil visualizações, lá, como aqui, também há reclamações de despejo de poluentes. Esta embarcação que foi usada num processo de dragagem no porto de Leixões, localizado em Matosinhos, no norte do Portugal, ao lado da cidade do Porto. Lugar onde há escolas de surfe, clubes de vela e atividades de lazer. Numa publicação, um surfista português vem alertar para o aumento do esporão, lugar onde atracam grandes transatlânticos e agora este porto de embarque ambiciona aumentar a capacidade de receber barcos de maior dimensão e o governo Português prevê usar a maior verba disponível no novo Plano de Orla Costeira (P.O.C. 2020-2030)  para a sua construção.

Aqui podemos ver a discrepância que existe entre barcos de grandes dimensões e barcos a vela.

Aqui não é possível a convivência de ambos, se o estado opta pelos transatlânticos, terá de optar por aniquilar as escolas de surfe, clubes de vela e atividades de lazer aquáticas.



Sem comentários: